segunda-feira, 16 de maio de 2016

SOBREMESAS QUENTINHAS E COM POUCAS CALORIAS!

Preparadas com frutas grelhadas ou assadas, elas aquecem com poucas calorias. Adaptadas pela nutricionista Maria Cecília Corsi, as receitas ainda oferecem mais fibras que as versões originais. E são fáceis de fazer!

Escrito por  Eliane Contreras
Abacaxi grelhado com creme de iogurte
 Rende: 2 porções
Calorias por porção: 78

Ingredientes
 2 rodelas de abacaxi + 2 col. (sopa) de suco de laranja + 1 col. (chá) de adoçante culinário

Creme de iogurte
 1 pote de iogurte natural desnatado + 1 col. (sopa) de raspas de limão

Modo de fazer

Comece pelo creme de iogurte: coloque o iogurte em um filtro de papel para escorrer o soro. Misture o adoçante e as raspas de limão e leve à geladeira enquanto prepara o abacaxi. Aqueça uma frigideira antiaderente, coloque as rodelas de abacaxi e regue aos poucos com o suco de laranja. Doure dos dois lados. Corte a rodela em 4 pedaços e sirva ainda quente com 1 colher de sopa do creme de iogurte.
Creme assado com maçã e uva passa
Rende: 6 porções
Calorias por porção: 93

Ingredientes

3 ovos + 2 col. (sopa) de adoçante culinário + 1 col. (sopa) de farinha de trigo + 1 col. (sopa) de farelo de trigo + 1 col. (sopa) de farinha de aveia + 1 xíc. (café) de leite desnatado + 1 xíc. (café) de creme de leite light + 1 col. (chá) de essência de baunilha + 1 col. (chá) de fermento em pó + Pitada de sal + 1 col. (café) de manteiga (para untar)

Para o recheio

2 maçãs vermelhas com casca, cortadas em fatias finas + 1 col. (sopa) de uva passa + 3 col. (sopa) de suco de laranja

Modo de fazer

Comece pelo recheio: em uma frigideira antiaderente, cozinhe a maçã, a uva passa e o suco de laranja até formar uma calda levemente dourada. Reserve. Bata os ovos na batedeira por 2 minutos. Junte o adoçante e bata por mais 1 minuto. Desligue o aparelho e adicione as farinhas aos poucos, mexendo delicadamente com uma colher. Em seguida, adicione o leite, o creme de leite, a baunilha e, por último, o fermento. Despeje metade da massa em um refratário pequeno, untado com a manteiga. Acrescente as maçãs e, por fim, o restante da massa. Leve ao fogo preaquecido a 180 oC e deixe assar por 20 minutos ou até que a massa fique firme. Sirva ainda quente.
Crumble de morango e ameixa vermelha
Rende: 4 porções
Calorias por porção: 134
Ingredientes

500 g de ameixa vermelha com casca, cortada em gomos + 500 g de morangos limpos, cortados ao meio + 1 col. (sopa) de adoçante culinário + 1 col. (chá) de raspa de limão

Farofa

1 xíc. (chá) de flocos de milho + 1/2 xíc. (café) de amêndoas picadas + 1 xíc. (café) de proteína de soja texturizada + 1 col. (sopa) de aveia em flocos finos + 1 col. (sopa) de leite em pó desnatado + 1 col. (café) de essência de baunilha + 1 col. (chá) de adoçante culinário (ou 1 col./sobremesa da açúcar mascavo) + 1 fatia de pão integral amanhecido + 1 col. (café) de manteiga (para untar)

Modo de fazer

Em uma panela, coloque as frutas, o adoçante e as raspas de limão. Leve ao fogo baixo e deixe cozinhar por 15 minutos para formar um doce de frutas. Reserve. Para fazer a farofa, coloque todos os ingredientes no liquidificador e use a função pulsar até formar uma farinha grossa. Reserve. Divida o doce de frutas em potinhos individuais, untados com a manteiga, e cubra com 1 colher de sopa da farofa. Leve ao forno preaquecido a 180 oC por 2 minutos. Deixe mais 2 minutos na função gratinar para dourar.
Maçã assada com sorvete
Rende: 2 porções
Calorias por porção: 142
Ingredientes

2 maçãs vermelhas + 2 col. (café) de adoçante culinário + 4 col. (sopa) de suco de laranja + 1/2 col. (café) de essência de baunilha + 1 pitada de canela em pó + 2 col. (sopa) de amêndoas tostadas e laminadas + 2 bolas de sorvete de creme diet + Fava de baunilha (para enfeitar) + Folhas de hortelã (para enfeitar)

Modo de fazer

Corte a parte de cima das maçãs e cave o centro delicadamente com o auxílio de uma colher de café para retirar a sementes. Reserve. Em uma tigela pequena, junte o adoçante, o suco de laranja, a baunilha e a canela. Misture bem e coloque 2 colheres de sopa desse molho no centro de cada maçã e volte a tampá-las com a parte de cima da fruta. Coloque em uma assadeira antiaderente e leve ao forno preaquecido a 180 oC por 10 minutos ou até que as maçãs fiquem cozidas. Tire a tampa, acrescente o sorvete na maçã ainda quente, decore com as amêndoas, a fava de baunilha e a hortelã e sirva em seguida.

livlight

Nenhum comentário:

Postar um comentário