sábado, 21 de maio de 2016

Como fazer pátina provençal em móvel com passo a passo







Agora, vamos às etapas para toda a transformação e repaginação da peça !


1 – Lixar
Lixar bem, mas muito bem mesmo, para tirar todo o verniz . Quando o móvel é liso fica bem mais fácil, dá para usar lixadeira e tudo, mas aqui , com tantos detalhes, curvinhas, deve  lixar mesmo, na mão.  A lixa usada neste caso foi a 60 para madeira.
Aqui a cômoda está toda lixada e preparada para a pátina.
2 – Pintura
Pintar de branco, mas deixando um pouco da madeira aparecendo.
Para a pintura, use uma trincha.
Primeiro, aplica uma demão de tinta latex (pva) branca.
Depois, aplica uma demão de esmalte à base de água, que é mil vezes melhor que o esmalte sintético, que é à base de solvente. Este pode ser diluído em água, tem um cheirinho muito bom e é bem mais econômico. Tem gente que usa tinta acrílica, mas prefira o acabamento proporcionado pelo esmalte à base de água.
Como a intenção era uma pátina um pouco mais desgastada, não pinte tudo certinho. Deixei algumas partes da madeira aparecendo.
3 – Lixar
Depois de bem seco, lixe todas as partes da cômoda. O que vale aqui é o resultado que você quer: se prefere o móvel mais branco, lixe bem pouco. Se prefere com mais madeira aparecendo, mais rústico, lixe bem mais.
A lixa usada aqui foi a 80, para madeira.
Depois de lixar tudo, o móvel está pronto!
Se você achar que está muito rústico, pode passar um pouco mais de branco, mas com o pincel quase seco, e apenas nas partes que quer clarear.
Não é necessário passar verniz acrílico, pois a tinta esmalte protege bem o trabalho.
Inspirem-se!!!

alemdaruaatelier



Nenhum comentário:

Postar um comentário