sexta-feira, 24 de julho de 2015




molho tzatziki é um condimento típico da Grécia, feito a base de iogurte e pepino, que normalmente é aromatizado com alho e endro (dill). É ideal para se fazer no verão ou em dias quentes pois é um molho leve e refrescante, que pode ser servido como um patê para passar no pão ou como condimento para saladas. Sinta o sabor da Grécia em casa e não deixe de se apaixonar por essa iguaria. 
Sempre que possível, escolha como base um iogurte grego e ingredientes orgânicos

Receita original 
250 gramas de iogurte grego 
2 colheres de sopa de azeite de oliva extra-virgem 
2 dentes de alho 
2 colheres de chá de endro picado (substitua o endro por hortelã ou salsinha caso não o encontre)
Endro. Fonte foto: beneficiosdasplantas.com.br
2 pepinos 
1 colher de chá de vinagre de vinho branco
1 pitada de sal 
Rale os pepinos com a parte grossa do ralador, sem as cascas e as sementes e coloque-os sobre um papel toalha ou pano de prato limpo para perder o excesso d'água. Pique o alho e o endro bem fininhos. Misture estes ingredientes com o iogurte grego, o azeite extra-virgem e bata tudo muito bem com uma colher. Acrescente o sal e o vinagre. Deixe repousar na geladeira por pelo menos meia hora e sirva. 

1. Tzatziki picante 

Esta variante do molho tzatziki picante substitui o alho por pimenta e é ótima para quem não gosta do sabor forte do alho cru. Siga a receita original removendo o alho e adicionando uma ou duas pimentas picadas. Alternativamente, você pode incrementar o molho tzatziki (com ou sem alho) com pimenta-do-reino em pó ou com páprica em pó. 

2. Molho tzatziki vegano

Para preparar o molho tzatziki versão vegana você pode simplesmente substituir o iogurte grego por iogurte de soja (ou qualquer outro iogurte vegetal). Atenção para não colocar iogurte de soja adoçado. 

3. Molho tzatziki com azeitonas pretas 

A adição de azeitonas pretas na preparação do molho tzatziki é ótima para variar tanto a receita original quanto a receita vegana. O ideal seria ter as azeitonas pretas gregas, tipo Kalamata. Mas use as azeitonas pretas e grandes que você tiver ou até mesmo qualquer outra. Basta cortá-las em rodelas ou picá-las finamente e adicioná-las à receita original. A quantidade fica a gosto mas 6 azeitonas pretas e grandes são suficientes. 

4. Molho tzatziki com suco de limão

Algumas variantes do molho tzatziki grego prevê a adição de suco de limão para dar a este molho um gostinho azedo característico. Basta substituir o vinagre da receita original pelo limão espremido na hora, inclusive colocando uma colher a mais se você aprecia limão.

5. Molho tzatziki com iogurte feito em casa

Se você não tiver iogurte grego e souber fazer iogurte em casa, é melhor, pois o iogurte caseiro é mais denso que o iogurte comprado. 
Dica grega: maravilha dos deuses é comer este molho com abobrinha e berinjela fritas. É muito fácil a receita.
Corte abobrinhas e berinjelas em rodelas finas e passe-as na farinha de trigo. Tire o excesso da farinha chacoalhando tudo junto em um escorredor de arroz ou macarrão. Frite estas verduras e sirva com o tzatziki. 
Fonte foto capa: judicialpeach.com
greenme

Nenhum comentário:

Postar um comentário