sexta-feira, 24 de julho de 2015




Existe alguma alternativa saudável ​​para as batatinhas fritas? Claro que sim! São os chips assados ao forno, secos ao sol ou desidratados.
Podem ser preparados com várias verduras: cenouras, rabanetes, das berinjelas às abobrinhas, até com as batatas-doces, além de frutas.
Deixarão seus pratos e aperitivos mais leves e coloridos.
Aqui vão dez receitas para preparar seu chips de fruta ou de verdura. Para experimentar, sem falta!

1- Chips de couve

1 punhado de folhas de couve
2 colheres de sopa de azeite de oliva extra-virgem
Sementes de gergelim
Sal marinho integral
Lavar, enxugar e cortar em pedaços as folhas de couve. Coloque-as em uma assadeira e regue com azeite, sal e sementes de gergelim. Cozinhe a 150° C por 25-30 minutos, até que fiquem crocantes.
 
fonte foto: care2.com

2- Chips de cenoura

2 cenouras grandes
Sal marinho integral
2 colheres de sopa de azeite de oliva extra-virgem
Descasque e lave as cenouras. Corte em tiras finas com um descascador de batatas. Despeje em uma tigela e tempere com sal e azeite de oliva. Misture-as delicadamente e coloque-as em uma assadeira com papel manteiga. Asse em forno a 140°C por 45 minutos, até que fiquem douradas e crocantes.

3) Chips de banana

3 bananas maduras
½ limão
Descasque as bananas. Corte-as em fatias de espessura inferior a meio centímetro. Coloque-as em uma tijela e regue-as com o suco de meio limão. Leve-as ao forno a 170° C por cerca de 50 minutos ou até que estejam crocantes e desidratadas.

4) Chips de maçã

2 maçãs
Suco de limão
Lave as maçãs. Se forem orgânicas, não precisa descascá-las. Corte em fatias finas, regue com suco de limão e deixe escorrer o suco. Disponha as fatias de maçã em uma assadeira, de preferência de vidro. Cozinhe-as por cerca de 1 hora e meia a 130° C.
fonte foto: wholeliving.com

5) Chips de abobrinha

Lave as abobrinhas, corte em fatias finas e enxugue-as. No verão você pode cozinhar os chips de abobrinha ao sol, colocando-as em uma assadeira e cobrindo-as com um véu, um pedaço de tule, para protegê-las de insetos, ou envolvendo-as em papel alumínio. No inverno, cozinhe-as no forno a 170° C por cerca de 40 minutos, ou até ficarem crocantes.

6) Chips de abóbora

1 abóbora pequena
3 colheres de sopa de azeite de oliva extra-virgem
1 pitada de sal marinho integral
Descasque e corte a abóbora em fatias finas, com uma espessura de poucos milímetros. Tempere com sal e azeite. Cozinhe em uma assadeira forrada com papel manteiga no forno a 180°C por cerca de 40 minutos, ou até ficarem crocantes.
foto fonte: myrecipes.com

7) Chips de berinjela

1 berinjela
1 colher de chá de azeite de oliva extra virgem
Sal e pimenta do reino em pó
Lave e enxugue a berinjela. Corte-a em fatias finas e cozinhe em forno a 200° C por 20-25 minutos, ou até obter a crocância desejada. Antes de cozinhar - espalhe as fatias de berinjela polvilhadas com sal, dispondo-as em uma peneira, deixando-as descansar por uma hora, para que ela perca um pouco de água antes do cozimento - o que impede que elas fiquem amargas - mas este procedimento não é obrigatório.
fonte foto: rhodeygirltests.com

8) Chips de rabanete

20 rabanetes
1 colher de sopa de azeite de oliva extra virgem
1 colher de chá de curry
1 pitada de açafrão
1 pitada de páprica
Sal e pimenta do reino em pó
Lave os rabanetes e corte-os em fatias finas, sem descascar. Jogue as fatias de rabanete durante alguns segundos em água fervendo. Enxágue com água fria e enxugue-os. Tempere-os com o azeite e as especiarias e leve ao forno por cerca de 30 minutos a 180° C.
fonte foto: simplecomfortfood.com

9) Chips de rábano branco

1 rábano branco
1 colher de sopa de azeite extra virgem
½ colher de chá de alho em pó
Sal e pimenta do reino em pó
O rábano branco é um tubérculo semelhante à cenoura, porém maior e de cor branca. Corte o rábano em fatias finas e tempere com alho em pó, óleo, sal e pimenta. Leve-o ao forno a 180° C por 25-30 minutos, ou no fogão em uma panela apropriada para grelhar.

10) Chips de batata doce

2 batatas doces
1 ou 2 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem
1 pitada de sal (opcional)
É a alternativa que mais se aproxima da batata frita. Os chips de batata-doce não são fritos, mas vão agradar até mesmo aos fãs mais fiéis à batatinha. Descasque as batatas doces. Corte-as em fatias finas. Arrume-as em uma assadeira sobre papel manteiga e cozinhe a 180° C por cerca de 50 minutos por 1 hora, até que estejam crocantes e douradas, tomando cuidado para não queimá-las.
fonte foto: minimalistbaker.com

greenme

Nenhum comentário:

Postar um comentário