quinta-feira, 23 de julho de 2015

GAVETEIRO FORRADO COM RETALHOS


por Andrea
gav2

Quem é que não precisa de um bom gaveteiro ?  Um gaveteiro de MDF, tintas e retalhos. O projeto requer uma certa preparação na hora de cortar os retalhos e paciência para esperar as camadas secarem. Mas em geral é fácil!
deco1
1. Materiais:
– Gaveteiro em MDF
– Tinha acrílica fosca para artesanato (usei a cor Marfim, 1 pote é suficiente)
– Mini rolo para pintura
– Pratinho para colocar a tinha
– Cola para decupagem em tecido (usei Multicolage Têxtil, da Acrilex)
– Pincel chato e de cerdas duras
– Retalho de feltro para forrar a base
– Paninho para limpar respingos
– Retalhos de tecido de algodão estampado cortados no tamanho exato da frente das gavetas
(Obs: Aí na foto aparecem verniz e solvente, que acabei não usando)
deco2
2. Retire todas as gavetas. Passe um pano seco para retirar o pó pois geralmente estas peças ficam expostas por um bom tempo na loja. Se estiver empoeirada a tinta não vai pegar bem. Se a sua peça tiver imperfeições sugiro que dê uma lixadinha antes. Pulei esta etapa pois a minha estava lisinha.
deco3
3. Jogue a tinta num pratinho. Eu também pinguei um pouquinho de água (umas 6 gotas) para facilitar a pintura pois achei a textura da tinha um pouco grossa.
deco4
4. Com a juda do rolo, passe a primeira camada de tinta no corpo da peça. Faça movimentos horizontais no sentido da largura até cobrir toda a parte superior e as duas laterais.
deco5
5. Ainda com o rolo, passe uma demão de tinta nas laterais de cada gaveta. Uma única demão foi suficiente. Se você passar duas demãos a lateral pode ficar grossa e o encaixe nos nichos ficará difícil.
deco6
6. Agora com o pincel, dê toques leves com a tinta e vá cobrindo toda a madeira aparente na frente do corpo do gaveteiro. Deixe secar por 1 hora e aplique a segunda demão em toda a lateral e topo.
deco7
7. Chegou a hora da decupagem. Pegue uma gaveta e com ajuda do pincel, espalhe a cola para tecido na parte da frente. Uma camada bem uniforme, nem muito fina nem grosa.
deco8
8. Cole o tecido já cortado cuidadosamente, alisando com os dedos para eliminar eventuais bolhas de ar e rugas. Repita em todas as gavetas.
deco9
9. Colados os retalhos  em todas as gavetas, elas ficarão assim. Deixe secar por uma hora.
deco10
10. Se necessário, apare com uma tesoura as sobras de tecido e/ou fiapos que sobrarem
nas bordas.
deco11

11. Com o auxílio do pincel, passe mais uma demão de cola, desta vez por cima do tecido, em cada uma das gavetas. Isso vai endurecer o tecido, impermeabilizando-o e evitando que desfie nas pontas.
deco12
12. Para um acabamento perfeito, cole um pedaço de feltro na base do gaveteiro, usando a mesma cola de decupagem. A cor não importa, pois quase não irá aparecer.
Deixe secar tudo, desmontado, por 24 horas. Seu gaveteiro de retalhos está pronto.
gav1
DICAS
# Aqui no Brasil os únicos gaveteiros deste modelo são feitas com plaquinhas de MDF (aquela mais em conta, feita de pó de madeira).
# Já ouvi dizer que você pode tentar substituir a cola de tecido por cola branca PVA ou impermeabilizar com uma camada de verniz.
# Se você não costura e portanto não possui retalhos de tecido, use papéis coloridos. A única diferença é que você substitui a cola de tecido por cola de papel! Já imaginara fazer com papéis de origami?
superziper

Nenhum comentário:

Postar um comentário