sábado, 25 de julho de 2015

RECEITA DE GERSAL


Você sabe o que é gersal?
Nada mais é do que um tempero. Quem tem uma alimentação mais natureba ou é vegetariano ou macrobiótico conhece  muito bem esta mistura de gergelim e sal marinho usada para temperar salada, arroz etc…
Ele é ótimo para quem tem retenção de líquidos ou é hipertenso, substitua o uso do sal comum pelo gersal e você vai sair ganhando.
Além de ser uma excelente fonte de cálcio (aí mulherada), gorduras insaturadas que reduz o colesterol ruim, fibra, vitaminas E, B1, B2 (mais vitalidade), magnésio, cromo, cobre e outros. Mas, não sou nenhuma autoridade para estar falando sobre isto aqui. Mas, o pouco que sei já me diz o quanto é vantajoso usar o gersal no lugar do sal comum.
Use o gersal para temperar a sua salada, polvilhe sobre o filé de peixe ou frango, polvilhe sobre o arroz depois de pronto. Você vai ver como fica saboroso e você sai ganhando, pois come uma comida com bem menos sal.
Veja como eu faço:
Ingredientes
6 colheres (de sopa)  de gergelim torrado (veja como torrar o gergelim)
2 colheres (de chá) de sal marinho
Modo de Preparo
Coloque o sal e o gergelim no liquidificador e bata até ficar bem triturado e misturado. Veja as colheres que usei, foto 2. Depois de triturado e pronto coloque em um vidrinho com tampa.
Observação:
  • O meu gersal ficou mais clarinho do que o que vende pronto, pois só usei o gergelim branco. Tem marcas e pessoas que misturam, na hora de fazer, o gergelim branco e o preto.
aquinacozinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário