sábado, 25 de julho de 2015

PRESENTE CASEIRO: SAL TEMPERADO COM PÁPRICA


Se você vai em uma loja que vende produtos gourmet, uma coisa que você vê bastante são vários tipos de sais temperados. E são caros. E sal temperado é uma coisa boa para se ter em casa. Facilita muito e dá um toque em receitas do dia a dia. Você pode usar para temperar, basta polvilhar um pouquinho sobre um filé de frango, por exemplo, grelhar e pronto, uma delícia. Alguns tipos você pode polvilhar sobre a pipoca pronta e dá um sabor diferenciado. Outros você pode usar para temperar saladas e por aí vai.

Estou aproveitando que é quase fim de ano e estou dando essa dica de presente caseiro. Dá para fazer sal temperado com vários sabores, você pode experimentar. Uma opção é fazer uma cesta com vários produtinhos que você mesma faz em casa. Quem não gosta de ganhar mimos assim.

Esse sal com páprica é ótimo para temperar vários tipos de carne (frango, boi, peixe) e inclusive frutos do mar. Ele também dá um toque especial no arroz e nos legumes. E polvilhar um pouquinho no ovo frito, ou mexido, ou na omelete é uma delícia.
Vamos esclarecer:

O QUE É PÁPRICA?

Páprica é uma especiaria muito usada na Hungria e na Espanha. Ela é obtida do pimentão doce, que é seco e depois moído. Para fazer a páprica utiliza-se  diversas variedades do pimentão, dependendo se você quer um condimento mais ou menos picante. No Brasil, encontramos dois tipos, a Páprica Doce e a Páprica Picante.


Ingredientes
1/2 xícara (de chá) de sal grosso
1 colher (de chá) de folhas de alecrim seco
1 colher (de sobremesa) de páprica doce
1 colher (de sobremesa) de páprica picante
Modo de Preparo
Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata bem até o sal ficar fino. Coloque o sal já triturado e misturado com os condimentos em um vidro com tampa.
aquinacozinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário