segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Saiba Como Higienizar as Verduras, Legumes e Frutas


Já deixou de preparar uma receita por imaginar que algum ingrediente tinha alto teor de agrotóxico?

ABRASCO (Associação Brasileira de Saúde Coletiva) produziu um dossiê sobre a utilização de agrotóxicos, que apontou que na safra de 2011 no Brasil foram utilizados cerca de 853 milhões de litros de agrotóxicos pulverizados nas lavouras, principalmente de herbicidas, fungicidas e inseticidas, representando média de uso de 12 litros por hectare e exposição média ambiental ou ocupacional ou alimentar de 4,5 litros de agrotóxicos por habitante ano.
As noticias são por vezes assustadoras, não é mesmo? Mas, atualmente  temos algumas boas notícias: a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) criou um grupo de trabalho, já oficializado através de publicação no Diário Oficial da União na última quinta-feira (31 outubro), para rastrear a distribuição de frutas, legumes e verduras in natura em todo o país.
Saiba Como Higienizar as Verduras, Legumes e Frutas
No entanto, na última semana a Anvisa divulgou também dados que mostram que 29% dos alimentos pesquisados em 2012 tinham irregularidades no uso de agrotóxicos.
Enquanto essa rastreabilidade não é implantada há como nós minimizarmos os nefastos problemas com os agrotóxicos. Como sabemos, os agrotóxicos são defensivos agrícolas, pesticidas, praguicidas, desinfetantes, biocidas, agroquímicos ou produtos fitofarmacêuticosutilizadas para combater pragas ou para melhorar a produção agrícola. Infelizmente, o usoinadequado destas substâncias trazem inúmeros riscos à saúde, como intoxicações, doenças neurológicas, câncer e até levar à morte.
Mas como minimizar os agrotóxicos nas verduras,  nos legumes e nas frutas?
Existem três processos básicos de cultivar as verduras, legumes e frutas que são:
  1. Agricultura convencional possui em regra geral elevados resíduos de agrotóxicos, devido ao uso inadequado. Os procedimentos de lavagem, retirada de cascas e folhas externas de verdura podem contribuir para a redução de resíduos de agrotóxicos na superfície dos alimentos, mas não eliminam os sistêmicos que circulam na planta.
  2. Agricultura hidropônica é garantia de produtos com beleza em qualquer situação climatérica. A planta pode estar a receber agrotóxicos e ter eventualmente excesso de nutrientes ou impurezas.
  3. Agricultura orgânica não fazem uso de produtos químicos sintéticos, tais como certos fertilizantes e pesticidas, nem de organismos geneticamente modificados, tem um pouco mais de nutrientes e melhor sabor.
  4. Horta caseira, pode plantar em seu jardim ou quintal e terá a garantia de comer um alimento com qualidade, livre de agrotóxicos e a certeza de ter higiene adequada. Você pode escolher os alimentos que mais agradam à sua família, além de ser uma agradável recreação e economizará algum dinheiro.

Processo de higienização de frutas, legumes e verduras

Remoção de resíduos e parte de agrotóxicos
  1. A primeira etapa consiste em retirar os resíduos visíveis, devemos selecionar os vegetais, escolher as folhas, folha por folha, retirando as estragadas, também retirar as folhas externas de vegetais (ex. repolho, alface, acelga) com intuito de reduzir a carga de agrotóxicos.
  2. Em seguida lavamos em água corrente com uma escovinha de cerdas macias as folhas ou peças uma por uma, retiramos assim outra parte de resíduos e eventuaisagrotóxicos solúveis em água.
Lavagem com bicarbonato de Sódio para minimização de agrotóxicos
  1. Segundo declaração de técnicos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, obicarbonato elimina de 80% a 90% de agrotóxico de verduras.
  2. Coloque todos os vegetais dentro de uma solução com a concentração de 1 colher de sopa de bicarbonato de Sódio para cada litro de águadeixe por 25 minutos. Esse é o tempo suficiente para minimizar a presença dos agrotóxicos.
  3. Enxágue os vegetais em água corrente.
Lavagem com hipoclorito de Sódio para eliminar agentes microbianos
  1. Os vegetais devem ser imersos em uma solução com a concentração de 1 colher de sopa de água sanitária (hipoclorito de Sódio) para cada 1 litro de água potável,durante 15 minutos. Após feito isso, lave-as com água corrente. O cloro mata a maioria das larvas e bactérias, sendo uma opção das mais segura e econômicas (existem outras soluções de Cloro específicas para esse fim).
  2. Enxágue os vegetais em água corrente. Seque-os e conserve na geladeira nas embalagens e locais adequados.
gulosoesaudavel

Nenhum comentário:

Postar um comentário