quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Mini naked cake





Sou suspeita pra dizer, mas amo esse clima que antecede o Natal: as ruas começam a se iluminar, os shoppings já montam suas decorações e eu logo penso nos presentes e nas delícias culinárias desta época do ano. Lembro-me das rabanadas, dos pudins, das nozes e das amêndoas. Mas pra quem deseja inovar nos doces deste ano (ou simplesmente está enjoado dos tradicionais) o mini naked cake (espécie de “bolinho pelado” – sem cobertura) pode ser uma ótima opção de docinho pro Natal, além de super decorativa. A receita abaixo é da criadora do blog Cake Designers, Valéria Morais.
Ingredientes
Massa
200 ml de leite
1 colher (sopa) de suco de limão
1 colher (sopa) de vinagre de vinho branco
2 ovos
250 ml de óleo de soja
1 colher (chá) de essência de baunilha
4 colheres (chá) de corante alimentício vermelho em gel
275 gramas de farinha de trigo
275 gramas de açúcar
20 gramas de chocolate em pó
1 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio
Cobertura
50 gramas de manteiga sem sal em temperatura ambiente
150 gramas de cream cheese
100 gramas de chocolate branco
300 gramas de açúcar refinado
1 colher (sopa) de essência de baunilha
Modo de preparo
Massa
Misture o leite, o suco do limão e o vinagre e deixe descansar por 10 minutos. Reserve. Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 180 graus.
Forre pequenos aros com papel manteiga ou unte forminhas, ambos de acordo com o tamanho desejado do naked cake.
Bata os ovos na batedeira em velocidade média alta, até que fique um creme claro. Misture com uma espátula os ingredientes líquidos (a mistura de leite reservado, o óleo, a essência de baunilha e o corante vermelho). Reserve.
Em uma tigela à parte, misture os ingredientes secos e peneirados (a farinha de trigo, o açúcar, o chocolate em pó, o sal e o bicarbonato) até ficar homogêneo.
Adicione as duas misturas (líquidos e secos) em uma batedeira e bata por 2 minutos em velocidade média alta, até que a massa fique bem homogênea. Distribua o conteúdo nas forminhas e leve ao forno até assar a 180 graus.
Cobertura
Derreta o chocolate. Reserve.
Em uma batedeira, misture a manteiga com o cream cheese em velocidade alta, até obter uma massa homogênea. Acrescente o chocolate derretido, a baunilha e bata novamente até que estejam incorporados.
Retire da batedeira e, aos poucos, junte o açúcar de confeiteiro. Coloque novamente na batedeira, em velocidade média alta, até que a mistura esteja fofa (isso ocorrerá por volta de 5 a 8 minutos).
Leve à geladeira por volta de 15 minutos. Recheie o naked cake com o auxílio da manga e de um bico de confeitar.
colheradas

Nenhum comentário:

Postar um comentário