segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Dicas de como Deixar a sua Comida mais Magra!


Receita de Peito de Frango Grelhado com Alecrim

Dá para diminuir as calorias e o sódio dos alimentos na hora do preparo

Usando técnicas certas, você pode diminuir calorias indesejáveis, quantidade de gordura maléfica ao organismo, quantidade de sódiosal

Assar

Pode-se assar aves, carnes magras, legumes e frutas. Para assar os alimentos, coloque em uma assadeira e leve ao forno.
Você pode assar os alimentos cobertos com papel alumínio (parte brilhante para dentro) ou descobertos. Geralmente assar não requer que você adicione gordura dos alimentos. Mas se quiser você pode adicionar azeite, suco de laranja ou cerveja, vinho em carnes ou aves para dar um gosto diferente. Tente canela e cravo nas frutas e ou outras especiarias.

Refogar

Refogar, significa cozinhar ou dourar rapidamente em uma pequena quantidade de óleo ou água em uma frigideira ou panela.
Os pratos refogados devem ser preparados com os cuidados indispensáveis para que o azeite ou óleo vegetal não aqueça excessivamente e para que a cebola não se queime. Para tal, picar ou cortar às rodelas cebola em abundância e deixar desprender o suco, aquecendo em fogo brando, e só então juntar a gordura. Se aquecer demasiado pode adicionar um pouco de água.
Sempre que possível, seque o ingrediente a refogar com um papel toalha antes derefogar, pois assim, ele dourará mais facilmente.
Este procedimento é saudável e dá bom gosto ao cozinhado. Acrescentado desde o início com bastante água e enriquecido com alho, tomate, pimentão ou o mais que se quiser, prepara saborosas caldas para arroz, massas, etc. Quando mais tarde se juntar a gordura, mais esta é poupada de sofrer alterações e mais agradável será o paladar do cozinhado.
Para que o refogado fique um pouco mais escuro pode juntar açafrão, uma pitada de cevada solúvel ou um pouco de vinho tinto.

Grelhar

Grelhar é levar alimentos ao intenso calor da brasa e assá-los até que fiquem no ponto desejado. Grelhe com pouca ou nenhuma gordura.

Guisado

Os guisados tradicionais de peixes ou carnes tradicionalmente cozinham-se com cebola e outros vegetais que liberam suco, ou com pequenas porções de caldos ou água a que se junta um pouco de gordura; e depois de as carnes ou peixes estarem moderadamente cozinhados, acrescentam-se os restantes alimentos, habitualmente de proveniência vegetal e com tempo de cozedura menor e, se necessário, com mais um pouco de água ou calda.
Os guisados tradicionais não adulteram as gorduras porque como desde início levam água, calda ou vegetais (tomate, cebola, alho, pimento) que libertam muito suco, não chegam a ser sobreaquecidas.


Cozinhar no vapor

Prepare os alimentos (descasque, corte e tempere) e arrume-os em um cesto ou no recipiente do utensílio elétrico para cozinhar a vapor. Não deixe os alimentos muito apertadinhos para que o vapor circule.
Adicione água na parte de baixo da panela (três a cinco dedos), a não ser quando o equipamento já têm a indicação do volume de líquido a ser adicionado. Essa água pode ser temperada com alho em rodelas, ervas, folha de louro, gengibre fatiado. Isso pode dar mais sabor à preparação. Cuidado para o alimento NÃO encostar na água! Deixe a água ferver primeiro. Então abaixe o fogo, encaixe o cesto com os alimentos.
Feche bem a panela, para o vapor não sair. E não abra a panela durante o cozimento, a não ser que precise completar a água. Coloque os alimentos mais duros para cozinhar primeiro e vá adicionando os mais moles com o passar do tempo. Dessa maneira eles vão cozinhar por igual e nenhum alimento ficará muito duro ou muito mole!
Coza os produtos hortícolas durante pouco tempo para não perderem o valor nutricional.


Utilizando ervas e especiarias

Criar receitas utilizando especiarias e ervas é uma das melhores maneiras de adicionar cor, sabor e aroma aos alimentos sem adição de sal ou gordura. Escolha ervas frescas que estejam brilhantes e não murchas, e adicione-as nos 20 minutos finais do cozimento. No caso da utilização de ervas secas, a quantidade ideal é a metade do que utilizaria de ervas frescas.

Estufados

Um verdadeiro estufado começa por ser aloirado, em fogo forte, na sua própria gordura ou com gordura adicionada, no recipiente em que vai continuar a ser cozinhado; depois continua a ser cozinhado lentamente, com o recipiente hermeticamente fechado, no vapor que se vai desprendendo dos alimentos. Tem o defeito de ser muito gordurosa, no entanto é muito saborosa.

Caso faça guisados ou estufados deixe-os esfriar para retirar a gordura solidificada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário