sexta-feira, 1 de abril de 2016

Problemas nos pés realmente assustadores

por Gislaine Rabelo

Acredite, calcanhar rachado pode ser o menor, quando comparado com problemas nos pés que são realmente assustadores. Por falta de atenção, ou de tempo, o mais tentador acaba sendo esconder as "feiuras" num belo sapato, ou mesmo num tênis. Porém, ignorar problemas que surgem nos pés podem dar origem a situações bem incômodas, como dores nas costas, e infecções. A manutenção regular da limpeza não é somente por vaidade, é por uma questão de saúde mesmo.

Por quê deixar os pés dignos de um prêmio de beleza

Frieiras

A frieira surge em forma de inchaço, de coloração avermelhada, onde a inflamação é caracterizada por bolhas na sola do pé, que passa a ficar com descamação. É o resultado do ataque de fungos, que se proliferam rapidamente em ambientes quentes e úmidos. A coceira é terrível. Para tratar, lave bem os pés e aplique óleo essencial de orégano. Uma pasta feita com folhas de tomilho também produz grandes resultados. Passe a secar muito bem os pés, e também os sapatos (um secador de cabelo é ótimo para esta tarefa).

Tricofitia

É outra infecção fúngica contagiosa, e que ataca entre os dedos dos pés, provocandocomichões e coceira. Sob o nome popular de pé de atleta, costuma atacar os pés daqueles que usam calçados apertados por muito tempo, ou por longos períodos. Lave a área afetada com vinagre de maçã orgânico, com chá de alho, ou aplique limão puro. Deixe por 10 minutos, e retire com água fria. Seque muito bem, principalmente entre os dedos, e assegure-se de que os seus sapatos sejam desinfetados. Não coce.
Problemas-nos-p%C3%A9s-realmente-assustadores-3.jpg

Calos

Um calo dolorido pode comprometer seriamente o dia de um ser humano. Esse incômodo é resultado da fricção entre o pé e o sapato, onde é formada uma bolha. Para tratar em casa, pegue uma pequena quantidade de pó de giz, e acrescente água suficiente para formar uma pasta. Deixe por meia hora. Ou coloque uma fatia de limãopor cima, fixando-a com esparadrapo. Deixe por toda a noite, e na manhã seguinte sentirá uma grande diferença.
Quando trata-se de um calo seco, o maior problema é a dor. Ocorrem pelo acúmulo de células mortas, provocado pelo uso de sapatos que não de ajustam ao tamanho dos pés. Envolva-o com polpa de Papaya, coloque meias, e deixe por toda a noite. Passe a esfoliar os pés 1 vez por semana. Para evitar que se formem, pelo menos 3 vezes na semana massageie os pés com óleo de coco orgânico antes de dormir, coloque meias, e deixe até a manhã seguinte. Para evitá-los, há que usar sapatos em tamanho adequado.

Unha encravada

Ocorrem pelo uso de sapatos apertados, ou quando a unha não é cortada corretamente. Se não tratada, a infecção pode atingir um estágio tão perigoso, que somente uma cirurgia resolverá. Se a inflamação estiver no início, faça dois bolinhos de algodão minúsculos, e coloque no canto das unhas. Esse proceder também vai acelerar a cura e evitar que volte a encravar. Para tratar a inflamação faça uma pasta, de alho ou de gengibre, e deixe repousar sobre o local, 10 minutos pela manhã, e 10 à noite, até quando necessário.

Dor

E que lista de problemas nos pés estaria completa sem a famosa dor no fim do dia? Prepare uma bacia com água morna, o suficiente para cobri-los, acrescente cerca de 15 gotas de óleo essencial de lavanda, e deixe-os mergulhados por 10 minutos. Ou, massageie a sola com algumas gotas, e coloque os pés sobre uma toalha aquecida. Muito bom, relaxa mesmo!
bolsademulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário