quinta-feira, 21 de abril de 2016

Vinagres exóticos
Por que não temperar nossos próprios vinagres e usá-los de maneiras variadas? Podemos escolher entre vinagre de estragão, de tomilho ou de coentro perfumado com laranja e fazê-lo tão suaves ou fortes quanto quisermos.
Os temperos e escabeches ganham sabor muito peculiar com um pouco de vinagre aromático. Estes vinagres podem ser empregados de outras maneiras. Por exemplo, juntando um pouquinho aos pratos salteados ou assados e aos molhos. Também são ótimos diluídos e tomados como refresco, principalmente os de frutas. Ideais no preparo de deliciosos escabeches para peixe e carne de ave e os pratos com carne sempre melhoram com um toque de vinagre.

Aconselha-se fazer os vinagres quando houver abundância de ervas e sementes frescas. Se desejar, substitua os ingredientes indicados por outras ervas e especiarias. Os que gostam de comida picante podem incluir pimentas-malaguetas, de acordo com seu gosto.

O QUE É PRECISO 

TIGELA
JARRA ESTERILADA COM TAMPA
PEDAÇO DE GAZE
PENEIRA
PANELA PEQUENA
GARRAFA ESTERILIZADA
ETIQUETA
INGREDIENTES: VEJA ABAIXO
como preparar os vinagresRecomenda-se procurar por garrafas originais para guardar os vinagres. Um vinagre aromático é um present bonito e saboroso e não há dúvida que os amantes da cozinha apreciarão a gentileza.
ESTRAGÃO
Rende 475 ml

1 maço de estragão de uns 25 g
475 ml de vinagre de vinho branco Raminhos adicionais de estragão fresco, como enfeite
1. Macere ligeiramente o maço de estragão para que solte seu aroma. Coloque-o numa jarra esterilizada. Acrescente o vinagre, feche e agite bem. Guarde em local fresco, seco e escuro durante duas semanas, para que pegue gosto.
2. Filtre o vinagre com uma gaze dupla e passe-o para uma garrafa esterilizada.
3. Acrescente alguns raminhos de estragão lavado e seco, para identificar facilmente a garrafa. Feche, etiquete com data e guarde em local fresco, seco escuro. O vinagre pode ser usado imedia-tamente. 
COENTRO COM AROMA DE LARANJA
Rende 600 ml

4 tiras de casca seca de laranja
1 colher de sementes de coentro ligeiramente maceradas
600 ml de vinagre de vinho branco Tiras compridas e finas de casca fresca de laranja
TOMILHO E PIMENTA
Rende 475 ml
6 raminhos de tomilho fresco I colher de chá de grãos de pimentas variadas
475 ml de vinagre de vinho branco ou tinto Alguns raminhos de tomilho e 1/2 colher de chá de grãos de pimentas variadas para enfeitar
1. Coloque a casca de laranja seca e as sementes de coentro numa panela, junto com o vinagre. Ferva, em fogo baixo, durante 5 minutos.
Retire do fogo, tampe e deixe esfriar por toda a noite.
2. Coe o vinagre com uma gaze dupla e, em seguida, passe-o para uma garrafa esterilizada.
3. Acrescente algumas tiras de casca fresca de laranja para identificar a garrafa. Feche, etique-te e guarde em um lugar fresco, seco e escuro. O vinagre pode ser usado imediatamente.
1. Macere ligeiramente os raminhos de tomilho e os grãos de pimenta e coloque-os numa jarra esterilizada. Acrescente o vinagre de vinho, feche e agite bem. Guarde em loc fresco, seco e escuro, durante duas semanas, pa que pegue gosto.
2. Filtre o vinagre com uma gaze dupla e passe-o para uma garrafa esterilizada.
3. Acrescente alguns raminhos de tomilho e os grãos de pimentas variadas para identificar a garrafa. Feche, etiquete e guarde em local fresco, seco e escuro. Agora, o vinagre pode ser usado
imediatamente.

euamobiscuit

Nenhum comentário:

Postar um comentário