quinta-feira, 28 de abril de 2016

Lixar os pés engrossa a pele? Aprenda a maneira correta de cuidar dos pés

Você sabia que o hábito de lixar os pés pode engrossar ainda mais a pele dos nossos pés? Entenda porque isso ocorre e aprenda como evitar as rachaduras nos pés.

Publicado por: Cida Ramos
mulher lixando o calcanhar

Sabemos que em boa parte do Brasil o inverno sempre vem acompanhado de um clima extremante seco, com baixa umidade relativa do ar. Esses fatores além de causarem vários transtornos para a nossa saúde, também causam o ressecamento da nossa pele.
Os nossos pés coitadinhos, sempre levam a pior o ano todo sustentando nosso peso e por ser mais propenso a umidade, poeira e fatores externos os resultados são as temidas rachaduras nos calcanhares.
E qual a primeira coisa que  maioria das mulheres faz quando os pés ficam rachados? Lixa neles! Mas esse procedimento deve ser feito com muita atenção, pois somente lixar os pés não resolve o problema e o pior, ainda pode agravar situação.

Lixar os pés engrossa a pele?

Sim. Lixar os pés constantemente faz engrossar a pele,  porque o corpo entende esse processo como uma agressão ao local, dessa maneira o organismo naturalmente vai produzir um tecido mais grosso com o intuito de se proteger.
Todo mundo faz isso em casa,  ou quando vai a manicure. O que é totalmente normal apesar de não ser o procedimento correto. Mas para evitar que a pele engrosse ainda mais, lixe somente quando for muito necessário. Quando seus pés apresentarem rachaduras muito profundas o recomendável é procurar um especialistas (pedólogo, dermatologista ou clínica especializada) para fazer o procedimento correto. Mas dá para fazer um paliativo e é sobre isso que vamos falar hoje, então veja as dicas abaixo.

Esfoliar os pés é a melhor opção

O procedimento ideal para acabar com as rachaduras é a retirada das células mortas e a hidratação da região. Para isso, a esfoliação é a melhor opção, pois ela retira as células mortas sem agredir a pele dos pés.
E claro, após isso a hidratação é fundamental para que a pele fique macia e não volte a ressecar. E isso meninas requer hábito para que o problema não se agrave. O ideal é fazer a esfoliação uma vez por semana e a hidratação todos os dias. De preferência todas as noites antes de dormir.

Como esfoliar e hidratar os pés corretamente

Para fazer o procedimento correto, deixe os pés de molho em bacia com água morna e um pouco de vinagre branco (1/2 copo de vinagre para cada litro de água) por 20 minutos. A água morna e o vinagre vão amaciar a pele e facilitar a esfoliação.
amaciando a pele
Em seguida aplique um creme esfoliante de sua preferência e massageie bem. Lave com água fria e repita se for necessário.
esfoliação dos pes
Em seguida aplique um hidratante específico para os pés. Esse hidratantes em geral são mais espessos e possuem óleos que auxiliam a hidratação das áreas com a pele mais grossa.
mulher hidratando os pes
Se quiser potencializar o resultado da hidratação, após aplicar o hidratante, enrole os pés em papel filme e deixe por algumas horas.

Existem muitos produtos caseiro que são bem eficazes quando o assunto é a hidratação. Uma receita comum e usada no tempo da vovó é a vaselina. A noite depois de lavar os pés, aplique vaselina em todo o pé, principalmente na região do calcanhar. Coloque um par de meias e retire somente pela manhã. 

Receita caseira de esfoliante para os pés


– 2 colheres de açúcar cristal;
– 3 colheres de mel;
– 1 colher de azeite de oliva;
Mergulhe os pés numa bacia com água morna por alguns minutos. Em seguida aplique a mistura do esfoliante nas áreas mais grossas dos pés massageando suavemente. Lave com água morna e aplique um hidratante.
Se fizer este procedimento a noite, enrole os pés com filme PVC para o hidratante fixar melhor nos pés.
cuidados-com-os-pes-rachados2735

 portaltudoaqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário