quarta-feira, 27 de abril de 2016

EMPADA DOCE DE QUEIJO COM GOIABADA E MARACUJÁ


empada 5



Ingredientes da massa:
50 gramas de manteiga com sal  gelada cortada em pedaços
1 xícara de farinha de trigo
3 colheres de sopa de açúcar
1 gema
1 colher de sopa de água gelada
1/2 colher (chá) Canela em pó a gosto
Modo de fazerAqueça o forno a 180C e unte com manteiga 10 formas de empada ou de quindins (sem furo no meio). Com as pontas dos dedos, ou num processador, misture farinha e manteiga até formar uma farofa. Adicione então o açúcar, a canela, a gema e a água. Se precisar de um pouquinho mais de água para dar liga adicine, mas em gotas, aos poucos para não deixar a massa úmida demais. Divida a massa em 10 partes e pressione nas forminhas. Leve ao forno por 10 a 15 minutos ou até que a massa fique levemente dourada. Retire do forno e deixe esfriar. Enquanto prepara o recheio
Recheio:
150 gramas de queijo cremoso com baixo teor de gordura em temperatura ambiente
5 colheres de sopa de açúcar (usei com baunilha)
1 ovo
1/2 colher de chá de extrato natural de baunilha
Modo de fazer: Bata todos os ingredientes com a batedeira até formar uma massa líquida homogênea. Divida o recheio sobre a massa pré-cozida das empadinhas sem encher totalmente. Leve as empadas com o recheio novamente ao forno por mais 10 minutos ou até que o creme assente e eventualmente comece a subir. Quando o recheio começar a subir retire do forno e deixe esfriar. O recheio vai baixar novamente e formar uma leve covinha no coentro da empadinha doce de queijo. Nessa covinha você pode deitar um pouco de calda de frutas.
Calda de goiaba
1/2 xícara de goiabada
3 ou 4 colheres de sopa de água
Modo de fazer: Derreta a goiabada com a água numa panelinha até desfazer toda a massa da goiabada e formar uma calda lisa e fina. Deixe esfriar e sirva com as empadinhas doces de queijo.
Redução de suco de maracujá de garrafa:
1/2 xícara de suco da maracujá de garrafa
2 ou 3 colheres de sopa de água
3 ou 4 colheres de açúcar
Como: Leve os ingredientes ao fogo e deixe ferver em fogo baixo por uns 5 a 10 minutos ou até que o suco se reduza formando uma espécie de calda bem fina e perfumada. Sirva com as empadinhas doces de queijo.
marigourmet

Nenhum comentário:

Postar um comentário