quinta-feira, 21 de abril de 2016

Frutas de Marzipã
O marzipã costuma ser usado para recobrir os bolos de frutas antes de glaçá-los. Antes da cobertura de marzipã, aplique um glaçado de damasco.

O QUE É PRECISO 
170 g de açúcar refinado
340 g de amêndoas moídas
170 g de açúcar de confeiteiro
225 g de xarope de glucose
balança
tigela para misturar
papel vegetal
tigela de vidro
peneira 
Esta receita de marzipã não leva, claras de ovo cruas, que podem ser prejudiciais para a saúde das crianças e dos idosos. Em seu lugar, foi usada glucose líquida para unir a mistura e, assim, reduzir a quantidade de açúcar.
O marzipã caseiro é delicioso. Tem muito mais sabor de amêndoa do que o comprado pronto, que, às vezes, tem um gosto ligeiramente sintético. É usado para cobrir bolos de frutas e, também, sobre bolos fofos para fazer bolinhos fantasia.
Quando usá-la em bolos de frutas, você deve primeiro aplicar ao bolo um glaçado de damasco, para que o marzipã fique bem aderido. A geleia de damasco é mais usada por adequar-se melhor ao marzipã tanto por sua cor como por seu perfume menos forte que o de outras geleias. A geleia deve ser fervida e peneirada antes usar, porque, do contrário, pode formar grumos.

O MARZIPÃ É USADO:
 para cobertura de bolos de frutas ou bolinhos-fantasia.
GLAÇADO DE DAMASCO
Tradicionalmente, os bolos de frutas são glaçados com geleia de damasco antes de ser recobertos com marzipã. A geleia, antes de passada no bolo, deve ser fervida até à ebulição e peneirada.
 
1. Despeje 450 g de geleia em uma panela e acrescente três colheres de sopa de água. Aqueça lentamente até começar a ferver e aumente o fogo.

2.
 Deixe ferver em fogo alto, por uns 30 minutos, e despeje a mistura em uma tigela pequena de vidro, passando-a por uma peneira e amassando-a com as costas de uma colher de pau.

3.
 Aplique o glaçado de damasco ao bolo enquanto ainda estiver quente e cubra-o com o marzipã.
1. Coloque o açúcar refinado e as amêndoas moídas em uma tigela e misture bem. Peneire o açúcar de confeiteiro sobre uma folha de papel vegetal e torne a peneirá-la sobre os demais ingredientes.
2. Aqueça, em uma tigela de vidro, em banho maria, a glucose necessária e despeje-a sobre os ingredientes secos. Use uma colher de pau para misturar os ingredientes.
Truques 
Para medir o xarope de glucose, aqueça o pote em água morna e, depois, despeje o xarope em uma tigela sobre uma balança, pesando antes a tigela vazia.
3. Quando a mistura começar a dar liga, amasse-a com as mãos para formar uma pasta.
Coloque-a em um saco plástico fechado e guarde-o em lugar fresco e seco até o momento de usar a pasta.


4. Quando for usá-la, abra-a sobre uma superfície polvilhada com açúcar de confeiteiro. Se o rolo grudar na pasta, polvilhe-o com açúcar de confeiteiro e continue.



A massa de amêndoas é fácil de modelar e permite fazer uma grande variedade de docinhos. Apresentamos aqui uma seleção de frutinhas feitas com massa de amêndoas colorida. 
O QUE É PRECISO 
Pasta de amêndoas
corante alimentício em
pasta e em pó
pincel fino
faca afiada
cravos da índia
ralador de queijo ou de noz-moscada
rolo de abrir massa
fôrma pequena em forma de margarida (opcional)
bico de confeitar pequeno
palitos
Os docinhos de massa de amêndoas são tão bonitos quanto deliciosos. Embora seja um trabalho delicado, se os doces forem muito pequenos, não toma muito tempo. Depois das primeiras, com prática, você verá que, num instante, consegue fazer dezenas de frutinhas.
Existem à venda muitos utensílios desde as forminhas até aparelhos especiais de modelar as frutas e os detalhes mas, para os doces que mostramos, você não necessita de equipamento especial; precisará apenas de vários tons de corante para alimentos, em massa e em pó.
Para começar, escolha uma ou duas frutas e, aos poucos, vá ampliando seu repertório. Prefira a massa branca de amêndoas. 
USE AS FRUTINHAS DE MARZIPÃ PARA: . decorar bolos • servir como docinhos • caixas de presente • decorar mesas de festa.

S
e usar o corante em massa, misture com a pasta de amêndoas e amasse bem até que a cor fique uniforme; o corante líquido pode ser misturado à massa ou aplicado com pincel na banana, por exemplo para pintar algum detalhe. O corante em pó é pulverizado sobre a fruta para sombrear.
LARANJAS E LIMÕES
1. Para fazer a laranja, tinja a massa de amêndoas com o corante em pasta amarelo alaranjado. Faça uma bolinha. Para obter a textura da casca, passe sobre o ralador. Pincele com pó cor de laranja.
2. Para o limão, tinja a massa com o corante cor de melão e enrole na palma da mão. Pressione depois nas duas extremidades para modelar o limão. Passe sobre o ralador para fazer a casca. Pincele com pó verde limão.
3. Para completar o limão, remova a bolinha da parte superior de um cravo da índia e espete o cravo numa das extremidades do limão. Em seguida faça o mesmo nas laranjas.
MACÃS E PERAS
1. Use o corante verde menta para tingir a massa. Faça uma bolinha do tamanho de uma noz. Para obter o formato de maçã, achate com o dedo indicador, a parte superior da bolinha. Polvilhe com corante verde e acrescente toques de vermelho.
2. Para a pêra, prepare uma bolinha. Ponha-a sobre a palma de uma mão e, com o lado externo da
outra, modele o pescoço da pêra. 
3. Para fazer as folhinhas, abra a massa verde e, com o bico de confeitar, corte pequenos círculos. Recorte as folhas sobre estes círculos de massa e pinte de verde. Prenda a folha com um cravo da índia espetado até o fundo e faça o cabinho da fruta.
 

Frutas de Marzipã
PÊSSEGOS
Truques
Umedeça as mãos com um pano molhado, para evitar que a massa grude ao trabalhar as frutas.
BANANAS
MORANGOS
1. Para os pêssegos, tinja a mas-sa, faça as bolinhas e, com o pincel, marque um sulco sobre cada bolinha.
2. Com o dedo indicador, achate um pouco a parte superior de cada bolinha e pinte com corante em pó, cor de rosa.
1. Para os morangos, tinja a massa de vermelho. Faça bolinhas na palma da mão e aperte uma das extremidades, como para a pêra, mas sem formar pescoço. Com a ponta de um palito aplicado em ângulo, faça os furinhos do morango. Aplique um pouco de corante vermelho, em pó. Abra um pouco de massa verde e, com a ponta de uma faca afiada, corte margaridinhas. Ponha uma margarida sobre cada morango. Remova a bolinha de um cravo da índia e prenda a folha verde sobre a extremidade mais larga do morango.


BANANAS
1. Misture a pasta de amêndoa ao corante em pasta amarelo. Faça uma bolinha e role-a sobre a mesa até obter o formato de uma pequena salsicha. Achate dos lados e encurve.
2. Pinte os detalhes da banana com o corante em pasta marrom. Misture um pouco de corante em pó verde e açúcar e faça as sombras na banana.
FERRAMENTAS:

CORANTES
Corantes usados: Maçã: massa verde menta, pó verde maçã e pó vermelho. Banana: pasta amarelo melão, pasta marrom, pó verde maçã. Uvas: pasta violeta, pasta castanha, pó violeta. Limão: pasta amarelo limão, pó limão, pó verde. Pêssego: Pasta corde pêssego, pó cor-de-rosa. Pêra: pasta verde menta, pasta verde musgo, pó verde maçã, pó vermelho. Laranja: pasta e pó amarelo alaranjado.Morangos: pasta e pó vermelho.
CACHO DE UVAS
1. Para fazer as uvas, tinja a massa com o corante violeta. Sobre uma superfície limpa e lisa, corte pequenos segmentos de cone e enrole um a um, para formar bolinhas. Tome as bolinhas uma a uma e dê-lhes forma de lágrima.
2. As uvas são arrumadas sobre uma base de massa violeta, em forma de triângulo. Corte as pontas do triângulo de modo que não apareça por baixo das uvas.3. Para formar o cacho, coloque os bagos de uva um a um sobre a base, começando pela ponta e alargando à medida em que sobe. Pinte as uvas com o corante em pó violeta.
OPA!!! Se errar ao modelar alguma fruta, amasse, torne a abrir com o rolinho e recomece, do início.
4. Faça o cabinho com um pouco de massa tingida de marrom. Com o auxílio do pincel, prenda o cabinho por baixo do cacho de uvas.


euamobiscuit

Nenhum comentário:

Postar um comentário