domingo, 30 de outubro de 2016

Taça de framboesas com creme light de limão


TaçaDeFranboesasComCremeDeLimao_CozinhandoPara2ou1

Sobremesa rápida e muito simples de preparar.



170-180g de iogurte natural (pode ser desnatado e/ou grego)
1 limão espremido
1 a 2 colheres de sopa de mel ou agave ou adoçante
1/2 xícara de Geleia de framboesas caseira sem açúcar
Framboesas frescas e folhinhas de hortelã para decorar

Geleia de frutas vermelhas (sem açúcar)


img_20131014_160425.jpg

Para a calda:
1 maçã pequena (de preferência doce)
1 xícara de água
Para a geleia:
1 1/2 xícara de frutas vermelhas frescas, congeladas ou desidratadas em pedaços pequenos
1 1/2 xícara de água
1/2 limão espremido
Lave bem a maçã com a casca e as sementes e pique-a em pedaços. Coloque a água para ferver e deixe-a cozinhar em fogo baixo até ficar bem macia. Coe essa calda, e retorne-a ao fogo, agora alto. 
Esta calda de maçã vai ajudar a geleia a engrossar pois ela contém pectina, essencial para esta receita, já que não tem o açúcar para fazer isso.
Acrescente à calda coada as frutas vermelhas (use morangos frescos maduros, amoras congeladas e goji berries desidratadas), a água e o limão e misture bem. Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até alcançar o ponto de geleia (pode ser mais ralo ou mais grosso, dependendo da sua preferência — lembre-se de que ela fica mais espessa ao esfriar). Se ficar muito grossa, coloque um pouquinho de água e retorne ao fogo.
Coloque a geleia pronta em um vidro esterilizado (ferva o pote e a tampa por 5 minutos, retire sem tocar na parte interna e depois deixe secar de cabeça para baixo sobre pano de prato limpo). Tampe e conserve na geladeira por até 1 mês.
Esta receita rende 1 pote médio de geleia. Você pode comer com pães, com iogurte panquecas ou como calda de sorvete. Fica bom também com carnes grelhadas ou em molhos de salada. Se esquentar e colocar sobre um pedaço de queijo brie vira uma entrada deliciosa.

Prepare o creme:

Em uma tigela, misture o iogurte com o limão (coloque metade, prove e, se achar que precisa, coloque o restante para quem gosta bem azedinho para contrastar com a geleia). Adoce o creme e reserve.
Coloque 2 ou 3 colheres de sopa da geleia nas taças e depois complete com o creme de limão. Leve à geladeira por pelo menos meia hora para que fique bem gelado.
Antes de servir, coloque algumas framboesas frescas por cima e enfeite com uma folhinha de hortelã.
Esta quantidade rende entre 3 e 4 taças. Mantenha sempre na geladeira por até 3 dias ou monte na hora de servir.
cozinhandopara2ou1

Nenhum comentário:

Postar um comentário