quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Bolinhos de frango e couve-flor


Esse bolinho de frango com couve-flor  pode até aproveitar sobras de frango que tem na geladeira.



Ingredientes:

700 g de peito de frango (se você tiver frango já assado pode usar)
2 xícaras de couve-flor (somente as flores)
Suco de uma laranja
2 dentes de alho picados
Sálvia
1 cebola média 
2 claras de ovo
Salsinha picada
Farinha de trigo
Aveia em flocos miúdos
Páprica
Sal e pimenta


Modo de fazer:

Tempere o frango com sal, pimenta,  o alho, suco de laranja e sálvia. Coloque em uma forma,cubra com papel alumínio e leve ao forno aquecido, asse por 40 minutos, retire do forno e reserve.
Enquanto o frango cozinha, corte a couve-flor, não use os talos, apenas as flores pequenas (guarde os talos para usar em outra receita, não desperdice alimentos).
Coloque as flores em uma tigela, cubra com filme plástico, faça alguns furos e leve para o microondas por 8 minutos. Retire e deixe esfriando. 
Coloque o frango no processador, não use os líquidos da forma. Pulse rapidamente para que fique desfiado, mas não deixe virar pasta. Coloque o frango em uma tigela.
Coloque no processador a couve-flor e a cebola cortada em quatro partes e processe ate ficar bem miúdo, quase uma pasta. 
Misture a couve-flor com o frango, adicione a salsinha, as claras e misture bem com as mãos, adicione um pouco de farinha de trigo, ajuste o sal e a pimenta. Coloque uma colherada na palma da mão e pressione para modelar, caso esteja esfarelando você vai ter que ajustar, colocando um pouco mais de farinha ou até mais clara. Esse ajuste vai depender da umidade dos ingredientes, evite colocar farinha além do necessário para conseguir modelar.
Misture aveia com páprica, modele as bolinhas e role na mistura de aveia com páprica.
Para congelar acomode as bolinhas em uma forma e leve para o freezer, assim que elas estiverem congeladas, você pode acomodá-las em embalagens para guardar no freezer. Assim as bolinhas não ficarão grudadas uma na outra.
Na hora de preparar você pode assar, fritar ou fazer na air fryer.

melepimenta

2 comentários: