sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Bifes enrolados à moda de Coimbra


Ingredientes para 4 pessoas

4 bifes grandes e finos
4 fatias finas de presunto
8 fatias finas de linguiça defumada
2 dentes de alho, picados finamente
1 cebola, picada finamente
50 g de manteiga
1 lata pequena de tomate em pedaços (400 g)
150 ml de vinho branco seco
Q.B sal & pimenta moída no momento

Preparação

Espalmar muito bem os bifes com o auxílio de um martelo de cozinha - ou embrulhar os bifes em filme transparente e bater com um rolo da massa. Temperar com sal e pimenta.

Cobrir cada bife com uma fatia de presunto e duas fatias de linguiça defumada. Enrolar os bifes em forma de charutos, apertando bem. Prender as bordas com palitos de madeira e reservar.

Aquecer a manteiga numa caçarola. Refogar a cebola picada juntamente com os alhos por 5-6 minutos, mexendo com frequência.

Adicionar o tomate assim como a calda deste e envolver. Regar com o vinho branco e levar a ferver. Baixar o fogo. Temperar com sal e pimenta. Cobrir com uma tampa e cozinhar em fogo brando durante 8 minutos, mexendo de vez em quando.

Juntar os bifes enrolados ao molho de tomate e cobrir novamente com a tampa. Deixar estufar em lume brando por aproximadamente 20 minutos, virando os bifes de vez em quando.

Retirar os bifes da caçarola e descartar os palitos. Fatiar finamente os bifes e colocar estes numa travessa, com o molho ao lado. Servir de imediato, acompanhando com puré de batata ou legumes cozidos.

Fonte receita e imagem: http://elvirabistrot.blogspot.com


diariodedoischefesdecozinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário