sábado, 16 de julho de 2016

Tarteletes de Compota 



Captura de ecrã 2014-08-13, às 16.03.54.png


Ingredientes:
250 g de farinha (mais alguma para estender a massa)
250 g de açúcar em pó
125 g de manteiga (fria, cortada aos cubos)
1 pitada de sal
1 ovo grande
Raspa de uma laranja, limão ou lima (é à vontade do freguês)
Compota a gosto (1 c. chá cheia por tartelete, usei de morango, alperce e lima/limão)

Esta massa parece complicada mas na maquina de pão é mas fácil. Comece por colocar dentro da maquina a farinha, o açúcar, a manteiga e o sal. Liguem a máquina até terem uma mistura com a aparência de migalhas. Nesta altura, coloque lá dentro a raspa de laranja e o ovo. Liguem novamente a maquina até a massa começar a unir-se. Se acharem que está demasiado seca, juntem um pouco de leite. 

Depois disto, a massa precisa de descansar uns 30 minutos no frigorífico. Passado esse tempo, aqueçam o forno a 180º e untem formas de tarteletes com manteiga. Pode ser com 12 orifícios ou com seis, mas usei também umas forminhas de pastel de nata. Uma forma de muffins também serve. 

Tirem então a massa do frigorífico e estendam-na com o rolo da massa sobre uma superfície enfarinhada até ter mais ou menos meio centímetro de espessura. Depois, com um cortador de bolachas redondo, ligeiramente maior do que os orifícios das formas, cortem círculos na massa. Com jeitinho, coloquem-nos nas forminhas e vão enchendo um a um com uma colher de chá da vossa compota favorita.

Ora finalmente, é tempo de cozer as pequenas no forno durante cerca de 15 minutos, até a compota estar a borbulhar e a massa estar bem dourada.

No final, retirem-nas do forno, deixem que arrefeçam nas formas durante uns 15 minutos e, depois, com cuidado, desenformem-nas. 

quantomaisquentemelhor

Nenhum comentário:

Postar um comentário