segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Hortelã: Erva Poderosa para a Saúde




Conhecida por seu aroma único, a hortelã é uma das ervas mais usadas na culinária, acrescentando um toque de frescor único aos pratos. Sua característica verde e vibrante traz tabém um toque exótico bem interessante.
A hortelã é amplamente utilizada em diversos produtos, como: goma de mascar, anti-séptico bucal, creme dental e cosméticos. Várias bebidas, sorvetes, xaropes, doces, molhos e muito, muitos pratos usam a hortelã por causa do seu aroma. Mais importante, porém, são as muitas propriedades medicinais da hortelã, assim como as maravilhas que faz pelo sistema digestivo.

Propriedades da Hortelã

A hortelã, em sua composição, é rica em ferrocálciomagnésio, potássio, sódio e nas vitaminas do complexo B e C. Sem mencionar que esta erva é antioxidante e auxilia na conservação do colágeno da pele e cabelo.
O mentol, substância também presente na hortelã, é conhecido no combate a bactérias e como calmante para dores musculares, além de ótimo anestésico.

Benefícios da Hortelã

  • Auxilia no tratamento de tosses e resfriados
  • Possui propriedades que ajudam a combater vírus e bactérias
  • Alívio de dores musculares
  • Ajuda na digestão
  • Auxilia no tratamento de diarreias, cólicas e dores estomacais
  • Melhora o hálito
  • Alivia o estresse
  • Combate dores de garganta
  • Limpa o sangue e ajuda na liberação de toxinas. É diurético e útil para eliminar resíduos corporais.
  • Bom para a saúde bucal. É consumida para restringir o mau hálito. Combate bactérias e germes na boca. Também protege os dentes e gengivas.

Quais as formas de usar a hortelã?

A hortelã in natura pode ser usada na culinária como temperos, além também de ficar excelente para dar um toque especial no suco verde. Pode ser usada como tratamento na pele, na forma de chá, ou sob a forma de óleo essencial na aromaterapia.

Hortelã para a Pele

A hortelã é possui propriedades anti-inflamatórias e é anti-pruriginosas — pode ser aplicada diretamente sobre áreas para aliviar coceiras. Pode também ser usada como purificadora para remover a pele morta, podendo ajudar a trazer brilho para a pele.
A hortelã é uma excelente fonte de antioxidantes e contém ácido rosmarínico, que ajuda a combater os radicais livres e protege a pele contra o câncer de pele. A hortelã pode também ser aplicada como tratamento para acne e espinhas, devido ao seu efeito calmante e refrescante na pele.

Chá de Hortelã

Dentre os chás medicinais, o chá de hortelã é um dos mais nutritivos. Com seu aroma e sabor muito agradáveis, não perde as propriedades medicinais da folha ao ser preparado em infusão. O chá de hortelã-pimenta, além de ser extremamente saudável e seguro, é totalmente isento de cafeína (o que é ótimo para pessoas hipersensíveis). Além disso, fica uma delícia tanto quente quanto frio.

Como Preparar o Chá de Hortelã

Ferva 500 ml de água e coloque folhas de hortelã. Deixe em efusão por 5 minutos, coe e beba. Tome até 2 xícaras de chá de hortelã por dia.

Óleo Essencial de Hortelã

Dentre os vários óleos essenciais, destaca-se também o óleo essencia de hortelã-pimenta. Ele é extraído de toda a planta acima do solo, pouco antes da floração, por meio de destilação a vapor a partir da planta fresca ou parcialmente seca.

Benefícios do Óleo Essencial de Hortelã

  • Propriedades medicinais: analgesia muscular, problemas respiratórios, dores musculares, dores de cabeça, queimadura solar, estimulante da circulação local, expectorante, vasoconstritor periferico,
  • Indicações cosméticas: acne, celulite, varizes, manchas de pele (manchas de sol ou foliculite), crescimento capilar, antisséptico para o couro cabeludo. O óleo essencial de hortelã tem a capacidade de bloquear e deteriorar androgênios e consegue neutralizar o DHT no couro cabeludo, melhorando assim problemas com calvície.
  • Aromaterapia emocional: fadiga mental, depressão, medo e falta de atenção.
belezaesaude

Nenhum comentário:

Postar um comentário