sábado, 26 de setembro de 2015

Confira deliciosa receita de pão caseiro saudável



O café da manhã brasileiro é, geralmente, composto diariamente de um alimento essencial: o pão. É um hábito apreciado por quase todos, mas devemos ter atenção. Os pães comprados em padarias ou supermercados não costumam ser muito saudáveis. Além de não serem naturais, eles possuem muitos compostos químicos. Inclusive um que é proibido, o bromato de potássio.
Esse aditivo é usado porque age de forma que aumenta o rendimento da massa em até 30%. Em contrapartida, o bromato de potássio faz muito mal saúde, pois ataca o fígado, os rins e o sistema nervoso central, além de destruir as vitaminas do Complexo B. Se você comprar um pão que, ao ser cortado, você perceba que não possui miolo, que se esfarela facilmente e que só tem praticamente a casca, saiba que nele foi utilizado o bromato de potássio.

Por isso, trazemos uma fácil receita de pão para ser feita em casa e com ingredientes saudáveis que todos possuímos na cozinha.

Confira deliciosa receita de pão caseiro saudável

Ingredientes

  • Uma colher de chá de sal marinho
  • Duas xícaras de farinha de trigo
  • Uma colher de chá de açúcar
  • Uma xícara de água morna
  • Uma colher de chá de fermento biológico seco
  • Uma colher de sopa de manteiga na temperatura ambiente

Como fazer

Em uma tigela pequena, misture o açúcar e a água e espere até que se dissolva completamente. Então, adicione o fermento à essa mistura e aguarde 10 minutos. Em uma tigela maior, misture a farinha de trigo e o sal. Quando a mistura do fermento estiver espumosa, coloque junto com a farinha e o sal, e mexa até ficar uma massa compacta.
Cubra com um pano, e deixe crescer por uma hora em um lugar quente. Passado esse tempo, use a manteiga para untar a forma de pão. Com a ajuda de um garfo, faça pequenos furos na massa e coloque-a na fôrma. Deixe crescer por mais 30 minutos e então leve ao forno pré-aquecido em 220º C.
Depois de 15 minutos da massa no forno, baixe a temperatura pra 190ºC, e asse por mais 15 ou 17 minutos. Depois, retire do forno e espere esfriar por uns 10 minutos e pronto!

remedio-caseiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário