terça-feira, 31 de março de 2015

VERÃO - TEMPEROS QUE DÃO NOVA VIDA ÀS NOSSAS SALADAS



Há centenas de diferentes temperos (todos deliciosos) que, dependendo da sua escolha, poderão mudar por completo uma salada. Podem ser leves e acres, ricos e cremosos, frescos e frutados ou ácidos e fortes.


O tempero é muitas vezes o toque final que transforma uma boa salada num prato sensacional. Existem inúmeros temperos distintos, desde os doces aos ácidos e fortes, os ricos e cremosos, os picantes, osleves ou aromáticos, mas o mais comum resulta da combinação de um líquido ácido, como o vinagre ou o sumo de limão, com azeite ou óleo e outros condimentos que engrandecem a combinação.
A escolha do vinagre e do azeite (ou do óleo) para a sua salada é geralmente uma questão de gosto pessoal. - O azeite, com o seu paladar distintivo, rico e frutado, é um elemento clássico dos temperos. Para conseguir os melhores resultados escolha um azeite extravirgem, obtido da primeira pressão. Em algumas saladas deve usar-se somente um azeite de boa qualidade como tempero - por exemplo, uma simples salada de tomate, mozzarella e manjericão não precisa de grande tempero, bastam umas gotas de azeite para desfrutá-la no seu melhor.
- Os óleos, como os de colza, girassol e de grainha de uva, possuem um sabor muito mais suave e são ótimos para temperos que juntem outros paladares mais fortes, tais como ervas aromáticas, mostarda e mel, ou aromas ainda mais fortes, de tipo asiático (como, por exemplo, alho, gengibre e malaguetas).
- O vinagre balsâmico é rico, escuro e doce, sendo ótimo para preparar temperos encorpados. A cor escura do tempero torna-o particularmente adequado para salpicar as saladas e confere um ótimo aspeto a saladas frescas, servidas em pratos brancos.
- Os vinagres de vinho branco ou tinto, bem como os de xerez ou sidra, possuem um paladar leve e fresco e também combinam com outros ingredientes dos temperos clássicos, tais como mostarda, mel, alho e ervas.
- Os vinagres de fruta geralmente têm por base o vinagre de vinho, e por isso partilham as mesmas características, embora muitas vezes apresentem um travo frutado.
- O sumo de limão é um dos ingredientes ácidos clássicos utilizados nos temperos. Possui um sabor leve, muito ácido, pelo que os temperos feitos com sumo de limão beneficiam se lhes for acrescentado um pouco de açúcar ou de mel.

ALGUNS TEMPEROS Os temperos descritos em baixo são verdadeiros clássicos e ficam bem em saladas simples, mas também noutras mais elaboradas feitas com massas, grãos, cereais ou verduras.
Temperos asiáticos
Misture 175 ml de vinagre de vinho de arroz com 2 colheres de sopa de açúcar, ½ malagueta vermelha finamente cortada, sem sementes, e 1 colher de sopa de coentros frescos e cortados até que o açúcar se dissolva. Tempere a gosto com molho de peixe thai.
Em alternativa, junte os ingredientes num frasco com tampa de rosca e agite para misturá-los.
Tempero de vinagre balsâmico
Bata duas colheres de sopa de vinagre balsâmico com quatro colheres de sopa de azeite, sal e pimenta preta acabada de moer a gosto. Em alternativa, junte os ingredientes num frasco com tampa de rosca e agite para misturá-los.
Tempero de queijo azul
Num robô de cozinha ou liquidificador misture 100 g de maionese com 100 g de natas amargas, 75 g de queijo azul esfarelado, 1½ colheres de chá de vinagre de vinho branco e uma boa pitada de pimenta preta, até ficar suave e cremoso.
Tempero de salada César
Bata 100 g de maionese, 1 colher de sopa com mostarda de Dijon, 1 filete de anchovas esmagado, ½ dente de alho esmagado, 1½ colheres de sopa de azeite e ½ colher de sopa com vinagre de vinho branco. Tempere com pimenta preta moída.
Tempero de mel e mostarda
Bata (ou agite num frasco com tampa de rosca) 1 colher de sopa com mostarda de Dijon, 1 colher de sopa de mel, ½ dente de alho esmagado, 2 colheres de sopa com vinagre de sidra, 5 colheres de sopa com óleo de colza e uma boa pitada de pimenta preta.
Tempero francês simples
Bata (ou agite num frasco com tampa de rosca) 2 colheres de sopa com vinagre de vinho branco e uma pitada de açúcar, outra de sal, uma boa pitada de pimenta preta e 5 colheres de sopa de azeite.
Tempero de tomate seco ao sol
Bata (ou agite num frasco com tampa de rosca) 2 colheres de sopa com vinagre de vinho tinto e 2 tomates secos ao sol em azeite finamente cortados, uma pitada de açúcar, uma pitada de sal, uma boa pitada de pimenta preta e 5 colheres de sopa de azeite do frasco com os tomates secos.
Tempero da ilha Thousand
Mexa 100 g de maionese, 1 colher de sopa de ketchup de tomate, um salpico generoso de molho inglês, 1 colher de sopa de salsa cortada, 1 colher de sopa de cebolinho cortado e pimenta preta moída a gosto.
Fonte: Booksmile (500 Saladas)

http://lifestyle.sapo.pt/

PRAZER SEM CULPA


Duas sugestões da dietista Eduarda Alves para dar um toque especial às saladas



Nas épocas de maior calor, com maior enfoque no verão, os pratos de eleição são as saladas frescas e as refeições mais leves.
Contudo, por vezes, falta um toque especial que as torne ainda mais saborosas.
Por isso mesmo, a dietista Eduarda Alves sugere-lhe duas opções que podem fazer a diferença:
Molho de iogurte

  • 1 iogurte natural

  • 2 colheres de sopa de polpa de tomate

  • 1 colher de mostarda

  • Sal e piripíri a gosto
Bata tudo e reserve no frigorífico.
Maionese de tofu

  • 500 g de tofu

  • 400 g de alhos picados

  • 1 colher de sopa de azeite

  • 1 colher de sopa de mostarda

  • 1 colher de sopa de vinagre

  • Sal, piripíri e água 
Bata os ingredientes com a varinha mágica e o resultado é uma maionese sem colesterol. Pode conservá-la no frigorífico por quatro dias e comer com tostas, sandes ou a acompanhar salada.

Texto: Sónia Ramalho com Eduarda Alves (dietista)
http://lifestyle.sapo.pt/

Arroz natureba: pra consciência pesar menos


marina
post-arroz-natureba
A receita de hoje é de um prato light, saudável, mega colorido e incrivelmente delicioso. 


INGREDIENTES
  • 1/2 cebola pequena picadinha
  • 3 dentes de alho picados
  • 1 abobrinha ralada
  • 1 cenoura ralada
  • 1 maço de espinafre (neste prato só uso as folhas)
  • 3 xícaras de arroz integral cozido (aproveita um dia que tenha sobrado)
  • 1 xícara de trigo cozido (sempre tenho congelado)
  • 1 caixinha de tomato sweet grape
  • 1 pote de creme de ricota
  • Azeite de oliva extra virgem
  • Sal a gosto
MODO_PREPARO
  1. Refogar cebola e alho com um fio de azeite até ficarem transparentes (não vai deixar o alho queimar, hein?)
  2. Acrescentar a cenoura e refogar até que o azeite fique alaranjado
  3. Juntar então a abobrinha, e mexer rapidamente.
  4. Colocar o espinafre. Quando murchar, acrescentar o arroz e o trigo. Salgar. Misturar até aquecer.
  5. Desligar o fogo e colocar colheradas de creme de ricota por todo o arroz. Jogar o tomatinho por cima e regar com azeite.

sopensoemcomida


Sanduíche light e rapidex de fazer!

SANDUÍCHE DE ABOBRINHA GRELHADA COM MUSSARELA DE BÚFALA E TOMATE

marina
SanduicheNatural
Se liga nesta receita que eu vou dar de um sanduíche bem gostoso, bem saudável e bem rapidinho de fazer.



INGREDIENTES
  • 1 massa tipo Rap 10 integral ou light
  • 1/2 abobrinha em fatias finas
  • 1/2 tomate em rodelas
  • 3 fatias de mussarela de búfala (uso aquela que compra em peça, tipo mussarela mesmo, é menos aguada, não deixa o pão molhado)
  • Azeite, sal e orégano a gosto.

MODO_PREPARO
  1. Colocar um fiozinho de azeite numa frigideira anti aderente bem quente e acomodar as fatias de abobrinha. Salgar.
  2. Deixe por 1 ou 2 minutos e então vire. (A ideia é que a abobrinha fique douradinha e mantenha a sua crocância). Quando os dois lados estiverem dourados, retire da panela e reserve.
  3. Passe um papel toalha na fridideira para dar uma limpada. Nela mesma, coloque outro fio de azeite e disponha o Rap10. Quando estiver dourado, vire e tire do fogo enquanto coloca o recheio. (se você deixar no fogo vai dourar o outro lado e você vai ter perdido a oportunidade de derreter o seu queijinho)
  4.  Arrume as fatias da mussarela de búfala, as abobrinhas grelhadas e o tomate em metade da massa. Salpique com orégano. Dobre formando uma meia lua. Volte ao fogo baixo.
  5.  Dourar dos dois lados enquanto o queijo derrete (por isso o fogo tem que estar baixo). Coma quentinho.

sopensoemcomida

Suco verde: o suco da vez!



marina
SucoVerde
Além de ser saudável, é bem gostoso.

Anota a receita aí:
INGREDIENTES
  • 1 folha grande de couve (de preferência orgânica)
  • Suco de 1 limão
  • 1 maçã (com casca e tudo) OU 1 caixinha de suco de maçã sem açúcar e sem conservante (uso o da Yakult).
  • 1 pedaço pequeno de gengibre (mais ou menos 1 colher de café cheia)
  • 200 ml de água
MODO_PREPARO
  1. Bata tudo no liquidificador por uns 2 minutos, até ficar beeem verdão.
  2. Se quiser pode coar. Eu prefiro tomar assim mesmo, para não perder as fibras que fazem muito bem.

sopensoemcomida

Maionese de lanchonete. E sem ovo!



marina
Maionese_Lanchonete_Abertura
Uma das coisas mais gostosas que tem nas lanchonetes, além do hambúrguer, claro, é a maionese! Beeeem levinha, saborosa e nada enjoativa. Adoro!
Se te der a louca e resolver fazer hamburguer em casa, aproveita e faz esta maionese caseira. É divina! E fica com gostinho de lanchonete, apesar de ser receita da minha avó! Anota aí!

Rendimento aproximado: 1 xícara
INGREDIENTES
1 xícara de café de leite integral gelado (beeeem gelado mesmo, deixe no freezer um pouquinho)
Suco de 1/2 limão
1 dente de alho pequeno cru
2 colheres de sopa de cheiro verde picado (salsinha e cebolinha)
1 colher de café de mostarda
Sal a gosto
Óleo de canola até dar ponto
MODO_PREPARO
1) Processar no liquidificador ou copo do mixer: leite + limão + alho + cheiro verde + mostarda + sal
2) Quando estiver tudo bem misturado, ligar o liquidificador ou o mixer enquanto joga o óleo em fio aos pouquinhos e sempre, sem desligar o aparelho, até encorpar e pegar ponto de maionese.
3) Sirva na hora ou geladinha.


sopensoemcomida


segunda-feira, 30 de março de 2015

Como Emagrecer Com Saude! Veja Receitas Saudáveis Que Enganam a Fome e D...

Shake Acorda Menina!! (Sorvete com café e mel) - Receita de Pai pra Filha

Kafta com creme de hortelã






Ingredientes

Kafta:
300 gramas de carne moida.
2 colheres de sopa de farinha de trigo.
2 colheres de sopa de óleo de canola Suavit.
1 colher de chá de pimenta siria.
sal.
 
Creme de hortelã:
300 gramas de iogurte consistencia firme.
4 colheres de sopa de maionese Suavit.
2 colheres de sopa de mel.
suco de 1 limão.
1 maço de hortelã picadinho.
Sal e pimenta.
 

Modo de Preparo

Kafta:
Misture bem todos os ingredientes e tempere con sal.
Faça 4 kaftas e passe no óleo, grelhe com fogo médio.
 
Creme de hortelã:
Misture bem todos os ingredientes.
Sirva a kafta com o creme de hortelã.
 

cheftaico

Bife com molho cremoso






Ingredientes

06 bifes de 100 gramas.
02 colheres de sopa de óleo de milho Suavit.
01 ramo de alecrim.
02 tomates sem sementes em tirinhas.
02 cebolas em tiras finas.
01 dente de alho fatiado.
20 ml de molho inglês.
01 xícara de cebolinha picada.
04 colheres de sopa de maionese Suavit.
Sal e pimenta.
 

Modo de Preparo

Tempere os bifes com sal, pimenta e unteos com o óleo.
Aqueça uma frigideira e coloque folhas de alecrim, em seguida frite os bifes. Reserve.
Na mesma frigideira, refogue o tomate, a cebola e o alho. Junte o molho inglês e a maionese, aguarde ferver e sirva sobre os bifes.
 

cheftaico

File ao Moraes (alho e óleo)






Ingredientes

4 tornedos de filé de 200 gramas batidos com a mão.
15 dentes de alho picadinhos.
suco de meio limão.
1 colher de café e duas de sopa de óleo.
50 ml de vinho branco seco.
Sal e pimenta.
 

Modo de Preparo

Tempere os filés com sal pimenta e a colher de café de óleo.
Aqueça uma frigideira e grelhe os filés.
Na mesma frigideira, coloque o alho e refogue rapidamente, junte o vinho e o óleo e cozinhe por 2 minutos, adicione o limão, tempere com sal e pimenta e sirva sobre o filé.


cheftaico

Bisteca de porco






Ingredientes

2 bistecas do lombo de 250 gramas.
1 folha de louro.
3 cravos.
1 pau de canela.
200 ml de vinho branco seco.
1 colher de café de páprica doce.
1 colher de sopa de óleo.
Sal.
 

Modo de Preparo

Ferva 500 ml de agua e adicione o vinho, louro, cravo e a canela com uma pitada de sal.
Escalde as bistecas por dois minutos. Retire as bistecas e reserve o caldo.
Tempere as bistecas com sal, a páprica e o óleo. Leve a uma frigideira e doure por  2 a 3 minutos de cada lado.
Retire e deglace (solte o fundo) da panela com um pouco do caldo e reduza um pouco.
Sirva as bistecas com o molho.


cheftaico