terça-feira, 31 de março de 2015

VERÃO - TEMPEROS QUE DÃO NOVA VIDA ÀS NOSSAS SALADAS



Há centenas de diferentes temperos (todos deliciosos) que, dependendo da sua escolha, poderão mudar por completo uma salada. Podem ser leves e acres, ricos e cremosos, frescos e frutados ou ácidos e fortes.


O tempero é muitas vezes o toque final que transforma uma boa salada num prato sensacional. Existem inúmeros temperos distintos, desde os doces aos ácidos e fortes, os ricos e cremosos, os picantes, osleves ou aromáticos, mas o mais comum resulta da combinação de um líquido ácido, como o vinagre ou o sumo de limão, com azeite ou óleo e outros condimentos que engrandecem a combinação.
A escolha do vinagre e do azeite (ou do óleo) para a sua salada é geralmente uma questão de gosto pessoal. - O azeite, com o seu paladar distintivo, rico e frutado, é um elemento clássico dos temperos. Para conseguir os melhores resultados escolha um azeite extravirgem, obtido da primeira pressão. Em algumas saladas deve usar-se somente um azeite de boa qualidade como tempero - por exemplo, uma simples salada de tomate, mozzarella e manjericão não precisa de grande tempero, bastam umas gotas de azeite para desfrutá-la no seu melhor.
- Os óleos, como os de colza, girassol e de grainha de uva, possuem um sabor muito mais suave e são ótimos para temperos que juntem outros paladares mais fortes, tais como ervas aromáticas, mostarda e mel, ou aromas ainda mais fortes, de tipo asiático (como, por exemplo, alho, gengibre e malaguetas).
- O vinagre balsâmico é rico, escuro e doce, sendo ótimo para preparar temperos encorpados. A cor escura do tempero torna-o particularmente adequado para salpicar as saladas e confere um ótimo aspeto a saladas frescas, servidas em pratos brancos.
- Os vinagres de vinho branco ou tinto, bem como os de xerez ou sidra, possuem um paladar leve e fresco e também combinam com outros ingredientes dos temperos clássicos, tais como mostarda, mel, alho e ervas.
- Os vinagres de fruta geralmente têm por base o vinagre de vinho, e por isso partilham as mesmas características, embora muitas vezes apresentem um travo frutado.
- O sumo de limão é um dos ingredientes ácidos clássicos utilizados nos temperos. Possui um sabor leve, muito ácido, pelo que os temperos feitos com sumo de limão beneficiam se lhes for acrescentado um pouco de açúcar ou de mel.

ALGUNS TEMPEROS Os temperos descritos em baixo são verdadeiros clássicos e ficam bem em saladas simples, mas também noutras mais elaboradas feitas com massas, grãos, cereais ou verduras.
Temperos asiáticos
Misture 175 ml de vinagre de vinho de arroz com 2 colheres de sopa de açúcar, ½ malagueta vermelha finamente cortada, sem sementes, e 1 colher de sopa de coentros frescos e cortados até que o açúcar se dissolva. Tempere a gosto com molho de peixe thai.
Em alternativa, junte os ingredientes num frasco com tampa de rosca e agite para misturá-los.
Tempero de vinagre balsâmico
Bata duas colheres de sopa de vinagre balsâmico com quatro colheres de sopa de azeite, sal e pimenta preta acabada de moer a gosto. Em alternativa, junte os ingredientes num frasco com tampa de rosca e agite para misturá-los.
Tempero de queijo azul
Num robô de cozinha ou liquidificador misture 100 g de maionese com 100 g de natas amargas, 75 g de queijo azul esfarelado, 1½ colheres de chá de vinagre de vinho branco e uma boa pitada de pimenta preta, até ficar suave e cremoso.
Tempero de salada César
Bata 100 g de maionese, 1 colher de sopa com mostarda de Dijon, 1 filete de anchovas esmagado, ½ dente de alho esmagado, 1½ colheres de sopa de azeite e ½ colher de sopa com vinagre de vinho branco. Tempere com pimenta preta moída.
Tempero de mel e mostarda
Bata (ou agite num frasco com tampa de rosca) 1 colher de sopa com mostarda de Dijon, 1 colher de sopa de mel, ½ dente de alho esmagado, 2 colheres de sopa com vinagre de sidra, 5 colheres de sopa com óleo de colza e uma boa pitada de pimenta preta.
Tempero francês simples
Bata (ou agite num frasco com tampa de rosca) 2 colheres de sopa com vinagre de vinho branco e uma pitada de açúcar, outra de sal, uma boa pitada de pimenta preta e 5 colheres de sopa de azeite.
Tempero de tomate seco ao sol
Bata (ou agite num frasco com tampa de rosca) 2 colheres de sopa com vinagre de vinho tinto e 2 tomates secos ao sol em azeite finamente cortados, uma pitada de açúcar, uma pitada de sal, uma boa pitada de pimenta preta e 5 colheres de sopa de azeite do frasco com os tomates secos.
Tempero da ilha Thousand
Mexa 100 g de maionese, 1 colher de sopa de ketchup de tomate, um salpico generoso de molho inglês, 1 colher de sopa de salsa cortada, 1 colher de sopa de cebolinho cortado e pimenta preta moída a gosto.
Fonte: Booksmile (500 Saladas)

http://lifestyle.sapo.pt/

Nenhum comentário:

Postar um comentário