segunda-feira, 28 de abril de 2014

Top 5 petiscos light


Top 5 petiscos light
Veja a seguir as receitas de opções light que batem um bolão.


Palitos crocantes de abobrinha

Palitos crocantes de abobrinha

Na onda dos petiscos light, os palitos crocantes de abobrinha ganham destaque. Com apenas 22 kcal por porção, essa receita é de dar água na boca e pode ser servida a qualquer hora do dia. Experimente!

Ingredientes
2 colheres (sopa) de cereal de fibras moído
1 colher (chá) de queijo parmesão light ralado
2 colheres (sopa) de orégano
1 colher (sopa) de manjericão seco
2 colheres (chá) de pimenta-caiena em pó
Sal a gosto
2 claras
2 abobrinhas cortadas em palitos

Modo de Fazer

Preaqueça o forno a 180ºC.
Em um prato fundo, misture o cereal, o parmesão, o orégano, o manjericão, a pimenta e sal. Reserve.
Bata as claras até formar uma espuma.
Passe a abobrinha na clara e, depois, na mistura de cereal.
Espalhe os palitos em uma fôrma antiaderente.
Leve ao forno por cerca de 10 minutos ou até ficarem crocantes.
Sirva em seguida.
Rende: 8 porções
Calorias por porção: 22 kcal
O poder antioxidante do orégano chega a ser até maior que o da maçã e o da cenoura. O ideal é consumi-lo cru, fresco ou seco, pois durante o cozimento parte das suas propriedades nutricionais podem ser destruídas. Para esta receita, sugiro salpicar mais um pouco da erva sobre os palitos, assim que forem retirados do forno.



2 – Sementes de abóbora tostadas


A semente da boa forma

Na correria do dia a dia, parar o ritmo para encaixar uma refeição nos horários certos tem sido um luxo. Daí, é certo nos expormos à ameaça dos infames salgadinhos. Que tal ter à mão um petisco que não traz nada escondido – muito pelo contrário?
Na hora de preparar uma receita light com a abóbora, saiba que seu uso pode ser completo. Isso porque as sementes podem ser sua parte mais nutritiva. As pequeninas são ricas em aminoácido triptofano que, no organismo se converte em serotonina, ajudando a garantir uma noite de sono bem tranquila. São também cheias de fibras e nutrientes como ferro, zinco, magnésio e ômega 3. Os seus altos níveis de proteínas facilmente digeríveis ajudam a estabilizar o açúcar do sangue quando consumido em pequenas quantidades ao longo do dia. E é a estabilização do açúcar no sangue que ajuda na perda de peso.
Tostadas, ficam uma delícia. É possível comprá-las já prontas. Mas o melhor é mesmo fazer em casa, já que dá para aproveitar o forno aquecido enquanto prepara uma outra receita. Experimente puras ou até salpicadas sobre sua salada ou prato de massa – você vai se surpreender!
Separe as sementes e tire os restinhos da abóbora.
Seque com um pano.
Coloque as sementes espalhadas em uma bandeja.
Misture uma pitada de sal.
Coloque no forno por 15 a 20 minutos.
Deixe esfriar e pronto!

3 - Chips de peito de peru


Top 5 petiscos light
Que tal um petisco saudável e super light para o final de semana? Muito parecido com o bacon, esse chips de peito de peru é ideal e pode ser servido a qualquer hora do dia. É crocante e uma delícia!
Elas são a perdição de qualquer dieta. Além da gordura saturada, comer carnes processadas em excesso causa sérios riscos à saúde. Isso por conta do sal e substâncias químicas utilizadas em sua conservação. Será que tem um jeito de “emagrecer” o irresistível bacon?
A resposta a esta dúvida é a mais simples possível. Para evitar de início qualquer polêmica, saiba que esta dica não leva carne de porco. Tratam-se dos chips de peito de peru, um petisco leve que faz o maior sucesso entre quem achava nunca mais poder provar o sabor defumado do toucinho. Esta receita rende uma porção, de apenas 100 calorias.
Este entra na lista dos petiscos light, como os palitos crocantes de abobrinha, os chips de vegetais e a semente de abóbora tostada. Todos ficam ótimo para servir com uma cervejinha – mas desde que seja do meu jeito, sem barriga! Depois de pronto, quebre em pedaços sobre a salada. Ou acrescente este verdadeiro achado aohambúrguer de quinoa, para fazer um lanche aparentemente proibido ficar funcional.

Ingredientes

100g de peito de peru light
Um prato de microondas

Modo de preparo

Corte o peito de peru em fatias finas.
Espalhe as fatias em um prato, evitando empilhar.
Leve ao microondas por 2 minutos e pause o forno.
Vire as fatias e deixe mais 2 minutos.
Confira se estão crocantes.
Pronto, é só servir na hora!


4 - Chips de batata e abobrinha

Top 5 petiscos light


Nada mais saboroso que degustar chips. Mas que tal fazê-lo de forma saudável? Esse chips de batata e abobrinha é uma delícia e possui apenas 39 kcal por porção. Prático de fazer, é uma opção para matar a fome em qualquer hora do dia. Experimente!

Ingredientes

1 abobrinha cortada em fatias finas
1 batata cortada em fatias finas
Sal grosso triturado a gosto 

Modo de fazer

Deixe a batata de molho em água com gelo por 15 minutos.
Forre o prato do microondas com papel próprio para ir ao forno (tipo Assa-Fácil).
Nele, disponha a batata escorrida temperada com sal grosso.
Cozinhe na potência alta por 8 minutos, virando na metade do tempo.
Repita o procedimento com a abobrinha.
Transfira a abobrinha e a batata para uma fôrma antiaderente e leve ao forno baixo preaquecido por 10 minutos.

Rende: 2 porções (2 xícaras)
Calorias por porção (xícara): 39 kcal

Uma xícara do chips tradicional de abobrinha tem 176 calorias – um verdadeiro abuso energético, especialmente se fizermos a comparação com esta receita. Deixar a batata imersa em água gelada é o truque para garantir que os chips fiquem crocantes.


5 – Canapés de alcachofra e soja


Top 5 petiscos light

Perfeitos para servir na entrada das refeições, as receitas de petiscos como os canapés são deliciosas. O problema é que geralmente carregam nos cremes, maioneses, ingredientes prá lá de calóricos que acabam por estragar a festa. A não ser que sejam light, como esta minha versão.
Sabe aquela fominha que bate no meio do dia? Por isso, os petiscos são mesmo uma tentação. O importante é saber que, até neste quesito, você pode fazer trocas vantajosas. A ideia, como não canso de repetir, é “emagrecer” os pratos sem abrir mão do sabor. Já compartilhei aqui meus chips de abobrinha e batata, perfeito para acompanhar uma cervejinha – mas tem que ser do jeito que eu tomo.
Como vem aí a Copa do Mundo, é bom se abastecer com receitas práticas e saudáveis para a hora dos jogos. Acompanhe a seguir uma com alcachofras e soja, vegetais riquíssimos em benefícios e fibras que trazem funcionalidade até no momento do relax. Afinal, a nossa torcida é pela boa forma!

Ingredientes

3 fundos de alcachofra
100 g de soja cozida
1 colher (sopa) de vinagre tinto
1 colher (chá) de azeite
Tomate-cereja para decorar
Cebolete para decorar
Sal a gosto
Pimenta a gosto

Modo de preparo

Acomode os fundos de alcachofras já cozidos em um prato.
Coloque um punhado de soja cozida por cima de cada um.
Tempere regando com a mistura de vinagre, sal e azeite.
Decore com cebolete e tomates-cereja.

luciliadiniz

Nenhum comentário:

Postar um comentário