domingo, 27 de abril de 2014

Hambúrguer Integral de Forno (vegana)



Ingredientes

Para a massa:
250 ml de água morna
1 copo (250 ml) de farinha de trigo integral
2 copos (um pouco menos) de farinha de trigo branca
1 sachê de fermento biológico seco (10 g)
3 colheres (sopa) de óleo
1 colher (sopa) de linhaça triturada
1/2 colher (sopa) de sal
1/2 colher (sopa) de açúcar

Para o hambúrguer:
1 copo de PTS miúda
1 copo de água quente
4 colheres (sopa) de farinha de trigo branca
1 colher (sopa) de azeite extra virgem
Sal
Curry
Salsinha
Cebolinha
tomate sem sementes

Para a finalização:
Azeite para pincelar
Sementes de gergelim para polvilhar

Preparo

Primeiro faça a massa:
Despeje a água morna em uma vasilha, o óleo, o sal, o açúcar e a linhaça. Misture tudo. Despeje agora um copo de farinha e logo por cima o fermento. Misture tudo com a água. Acrescente a farinha branca até que a massa fique elástica e desgrude da mão. Quanto mais grudenta a massa ficar mais os pãezinhos crescem, porém se ficar muito grudenta, será difícil embrulhar os hambúrgueres. Deixe a massa descansando coberta com um pano.

Enquanto isso, faça os hambúrgueres:
Hidrate a proteína de soja na água quente. Espere uns 15 minutinhos, retire o excesso de água e acrescente o resto dos ingredientes (farinha de trigo branca, azeite, sal, curry, salsinha e cebolinha). Quanto a farinha, a medida pode variar um pouco, o importante é que consiga moldar os hambúrgueres. Molde-os com as mãos (o ideal é não fazê-los muito grande para facilitar na hora de embrulhar... no final a massa cresce bem e eles ficam bem rechonchudos) e disponha em uma assadeira. Corte pequenas “tiras” do tomate sem sementes e coloque sobre os hambúrgueres.

Finalização:
Pegue pequenas bolinhas da massa que estava descansando (ela já deve estar bem maior) e abra na palma da mão. Coloque um hamburguinho sobre a massa com o tomate voltado para a palma da mão. Embrulhe o hambúrguer puxando as laterais da massa. Disponha os pãezinhos em uma assadeira untada, pincele com um pouco de azeite e polvilhe com gergelim a gosto. Deixe descansar por alguns minutos em local quente (preaqueça o forno se for preciso). Asse em forno médio preaquecido, por aproximadamente 30 minutos ou até que estejam dourados.


Fonte: Receita e foto de Raquel Rivello, do blog Dica Veggie

cantinhovegetariano

Nenhum comentário:

Postar um comentário