segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Como Impermeabilizar Tecido com Papel Contact


Como Impermeabilizar o Tecido com Papel Contact


Se você está sempre à procura de tecidos impermeabilizados para usar na confecção das suas peças artesanais, neste post você vai ver como impermeabilizar tecido em casa! É possível deixar os tecidos de algodão à prova d’água utilizando apenas papel contact e um ferro quente. Essa é uma dica simples, mas SENSACIONAL!
Agora você poderá escolher as estampas e cores que desejar e transformar os tecidos em impermeáveis num piscar de olhos. Temos certeza de que este passo a passo encontrado no site sew4home.com, será muito útil no seu dia a dia de produção artesanal. Confira abaixo as instruções que preparamos para você!

Material Necessário

  • Tecido de algodão
  • Papel Contact
  • Tesoura
  • Ferro quente

Como Impermeabilizar o Tecido

Antes de tudo é necessário lembrar que existem várias técnicas para impermeabilizar o tecido, com produtos químicos ou mesmo receitas caseiras. Essa é só mais uma técnica, que pode trazer muitas vantagens para o seus trabalhos. Garantimos que vale o teste, pois o resultado é muito legal!
Vamos aos passos…
Corte o papel contact no mesmo tamanho do tecido
1)      Primeiramente, é preciso preparar o tecido que será impermeabilizado. Para isso, coloque-o em uma superfície plana. Com o ferro na temperatura média, passe o tecido para que ele fique bem liso.
2)      Feito isso, recorte com a tesoura o papel contact no mesmo tamanho do tecido escolhido. Use a parte de trás do contact como guia para o corte; provavelmente ela será inteiramente quadriculada e facilitará esta tarefa.
Cole o papel contact no tecido
3)      Após recortar o contact, separe a camada adesiva e cole-a no lado de cima do tecido. Não jogue fora a camada não adesiva do papel contact, ela será usada no próximo passo.
Passo o ferro
4)      Posicione a camada quadriculada em cima do tecido, onde foi aplicado o contact. Esquente o ferro a uma temperatura media e comece a passar o tecido, bem em cima do papel não adesivo do contact.
Dica: esse é um processo de tentativa e erro até você encontrar a temperatura ideal para passar. Se necessário coloque um tecido sobre a peça para passar, assim o risco de dar errado é menor.
5)      Não pressione muito o ferro ao passá-lo e faça movimentos contínuos por toda a superfície do tecido (não pare o movimento). Assim o contact não irá derreter.
Atenção: nunca passe o ferro diretamente sobre o contact, pois isso irá derreter o plástico, que irá grudar no ferro!
Vire o tecido do avesso e passe o ferro novamente
6)      Retire a camada de papel quadriculado e vire o tecido do avesso. Passe o ferro novamente, da mesma forma ensinada anteriormente.
O tecido já está impermeabilizado
7)      Seu tecido impermeabilizado com contact já está pronto!
Você vai perceber que o tecido de algodão fica um pouco mais firme, mas sem perder a maleabilidade. O tecido adquire um certo brilho pois o contact agora está aderido.
Você mesma pode realizar o teste em casa e vai perceber que o tecido se torna impermeável, assim como os que já são comprados dessa forma. Agora você já pode produzir vários tipos de artesanato com um ótimo tecido impermeável feito por você.
Se gostou deste passo a passo e tem certeza de que será muito útil em seu trabalho, então deixe o comentário! Veja ainda outros trabalhos com tecido já mostrados aqui na Revista Artesanato, são excelentes idéias para deixar a sua criatividade aflorar e sua imaginação ganhar asas. Até mais!
Crédito das Fotos: http://www.sew4home.com/tips-resources/sewing-tips-tricks/oh-baby-fabriccom-how-turn-any-fabric-laminate-iron-vinyl
revistaartesanato

Nenhum comentário:

Postar um comentário