terça-feira, 2 de setembro de 2014

TÉCNICA DE FILIGRANA EM PAPEL (QUILLING) – SAIBA COMO FAZER

quilling1
Apesar do nome não ser muito conhecido, a técnica do Quilling vem sendo disseminada. Essa arte desperta curiosidade nas pessoas pela sua perfeição e a maioria, quando fica sabendo que é feita com papel, simplesmente não acredita. Isso que é o interessante nessa arte! O Quilling é uma técnica de artesanato que utiliza tiras de papel enroladas. Acredita-se que essa técnica teve início no século XV e era muito usada por freiras dos conventos franceses e italianos para decorar objetos religiosos. Elas retiravam as beiradas douradas das bíblias para fazer o trabalho. Especula-se que no século XVIII, a técnica se tornou popular na Inglaterra, quando recebeu o nome de Quilling, devido ao fato de os rolinhos serem confeccionados com penas de gansos.
quilling2
 O Quilling são tiras de papel em rolinhos de formatos diferentes que, quando organizados, moldados, formam desenhos diversos. Com palito de madeira simples, cola branca e as tiras de papel, é possível fazer verdadeiras obras de arte. Observe que, na imagem acima é mostrado um passo a passo da técnica. Não é necessário ser expert para desenvolver o trabalho, basta ter paciência e suavidade nas mãos para dar aos rolinhos o formato do desenho que se pretende criar. Observe que os desenhos criados foram aplicados em sabonetes bem cheirosos para serem dados como lembrança. Aliás, uma diferente e boa opção de presente!
quilling3
Atualmente o Quilling é muito usado também para decorar cartões, convites, quadros, scrapbook e até porta retratos. Para desenvolver o trabalho você pode usar os tradicionais papéis color set plus em tirinhas que você mesma corta ou, se quiser, pode reciclar usando folhas de revista. O resultado fica incrível e você ajuda na preservação ambiental! Para cortar as tiras, use de apoio um pedaço de vidro que servirá como base para que você as recorte com o estilete, faça tiras compridas de aproximadamente 01 centímetro. O passo seguinte é enrolar as tiras de papel com o auxílio de um palitinho de madeira (há quem ache mais fácil usar uma agulha). Lembrando que não é necessário apertar demais a tira de papel enquanto estiver enrolando-a. Ao término, cole a ponta final com um pouco de cola branca.
quilling4
Uma dica importante é quanto ao acabamento que precisa ser dado ao rolinho – não é necessário passar cola demais, visto que, com pouca cola é mais fácil conseguir o formato desejado, além do trabalho ficar mais ‘limpo’. Lembre-se que enquanto estiver enrolando as tiras e depois de fazer isso, você mesma vai moldar com seus dedos o formato daquilo que deseja!
Para determinados desenhos você deve moldar mais ou menos. Essa técnica é muito legal porque você trabalha também a sensibilidade. Observe que todas as criações em Quilling mostram esse lado sensível, delicado. Além disso, desenvolver a técnica está cada vez mais fácil devido ao baixo custo do material utilizado. Atualmente o mercado fornece mais de 250 cores de papel para a técnica e de variadas dimensões.
quilling5quilling6
As pessoas que praticam essa arte desenvolvem trabalhos belíssimos no mundo inteiro. Você pode se arriscar criando convites de casamento, anúncios de nascimento, cartões, páginas de recados e até caixas! Com o uso da caixa em MDF aplique a técnica sobre a tampa. Você se supreenderá com o resultado!
quilling7
Gostou da ideia? Continue nos acompanhando diariamente!

artesanato

Nenhum comentário:

Postar um comentário