quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Como despertar o desejo de comer nas crianças
 
 
Fiquei admirada com a qualidade e variedade. Da vontade de comer tudo.
 
 
 
 
 
 
A cena de uma criança rejeitando comida e os pais se desdobrando para que a refeição seja feita é rotineira em muitas famílias. Até os que não têm pequenos em casa, presenciam a situação em muitos restaurantes, principalmente nos finais de semana. O caso se agrava a partir dos seis meses, quando as crianças com esta idade são desmamadas e os alimentos devem ser introduzidos gradualmente ao cardápio. Mas qual a estratégia para convencer a criança a comer alimentos saudáveis?

Antes de responder a esta pergunta, vamos entender um pouco que a alimentação é um elo entre a necessidade de nutrir-se e fonte de prazer. Mas há diferenças entre fome e apetite.

Segundo Rosana Manchon, psicóloga da Associação de Diabetes Juvenil, com especialização em psicoterapia de adolescentes, referenciando alguns autores afirma que “a fome é um estado somático, provocado pela privação do alimento e aliviado pela ingestão da comida. Já o apetite é um estado consciente caracterizado por um desejo de alimentar-se condicionado por uma experiência anterior e provocado pelo interesse por um ou outro alimento”.

Definida a diferença entre as duas palavras, a falta de fome da criança pode estar associada a alguns fatores. Um deles é que, quando os pequenos atingem dois anos, diminui-se o ritmo de crescimento. Assim, há redução da velocidade da estatura e consequentemente no ganho de peso, o que pode levar a um menor apetite. Outro fator é que, quando os filhos começam a se socializar, o alimento deixa de ser prioridade na vida da criança, que passa a buscar novos interesses. Outra dificuldade é que os pais muitas vezes começam a impor a vontade de comer certos alimentos.

De acordo com Rosana Manchon, “o ato de alimentar uma criança não se restringe a uma atividade nutritiva, está associado também a um ato de amor. Os primeiros tipos de relacionamento entre mãe e filho estão intimamente ligados a atitudes alimentares. Nesse sentido, quando as refeições ocorrem sem grandes dificuldades e com satisfação mútua, a relação mãe e filho poderá se desenvolver favoravelmente desde o início”.

Uma criança que come bem deixa a mãe tranqüila quanto ao seu papel maternal enquanto a que recusa o alimento faz com que se sinta culpada, desvalorizada e ansiosa por temer as conseqüências da desnutrição ou hipoglicemias. A criança começa a utilizar a alimentação como um meio de barganha, associando que se não comer, receberá uma oferta dos alimentos preferidos e geralmente os que não são tão nutritivos.

A refeição precisa ser uma atividade prazerosa. Para isso, é importante que os aspectos sensoriais sejam aguçados para despertar o interesse pela comida, por meio do colorido do prato como também pelas cores da alimentação. “O ambiente também tem de ser gostoso, fazer a criança ter a autonomia para escolher dois tipos de alimentos, deixando de lado a imposição e a angústia por não se alimentarem”, relata Rosana.

Outra recomendação que pode funcionar é fazer com que a garotada se aproxime das plantas que originam os alimentos. Dessa forma, é transmitida a informação da produção do alimento de forma lúdica e educacional, despertando o interesse pela refeição.

Um prato preparado com uma dose extra de carinho e criatividade vai ajudar e muito! As imagens abaixo são capazes de despertar o apetite de qualquer criança, não?!









E agora vamos pra cozinha preparar este lindo e delicioso sandubinha?!





Ingredientes:

1 cenoura
1 pimentão vermelho
1 tomate
1 ovo
azeitonas pretas sem caroço
4 fatias de pão integral
2 col. de sopa de creme de ricota
1 pepino
50g de mussarela

Preparando: rale uma cenoura, cozinhe um ovo e corte as fatias de pão com formato arrendodado. Passe o creme de ricota no pão e acrescente fatias de tomate e pepino. Para fazer a boca do palhaço, utilize o queijo mussarela em forma de meia lua. Corte duas rodelas de ovo para os olhos. Coloque dois punhados de cenoura ralada ao lado do pão para fazer o cabelo. Faça no pimentão vermelho a boca com a faca, em forma de meia lua. Use as azeitonas em cima dos ovos para terminar os olhos. Faça o chapéu do palhaço com a faca, retirando as laterais de uma fatia grossa de pepino. Retire uma pequena tira de pimentão vermelho para completar o chapéu.
 
Kátia
 
Coisas de uma Chef

Nenhum comentário:

Postar um comentário