quarta-feira, 29 de agosto de 2012


BELEZA DA MULHER



Dicas para cuidar dessa região sensível do corpo. O Pescoço:

Um pescoço maltratado cria aspecto envelhecido e denuncia a idade.

Por Mariana Bradford

Olhe para a sua bancada de cosméticos. Você tem um creme hidratante destinado ao corpo, ao rosto e às mãos? Muito bem. Mas e o pescoço? Você dá atenção a essa parte do corpo?

“Sempre bato na tecla dos cuidados com o pescoço, porque a maioria dos pacientes esquece dessa região”, diz, a dermatologista. Outros dermatologistas também faz coro e afirma que os cuidados com o rosto devem se estender ao pescoço e colo porque são áreas que, como as mãos, podem denunciar o envelhecimento. Isso acontece porque, além de serem regiões de movimento, elas ficam mais expostas a agressões de fatores externos como sol, vento, frio e até a luz de lâmpadas.




A fórmula para cuidar do pescoço é simples – hidratação + fotoproteção –, mas existe uma série de cuidados e truques que podem facilitar o trato da região e potencializar os resultados e nós reunimos todos eles abaixo. Aproveite!

Rotina de cuidados


Depois da higienização da pele com sabonete líquido ou em barra adequado ao PH específico pele, deve-se aplicar o creme hidratante. É recomendo que esse processo seja feito duas vezes ao dia – de manhã e à noite. De manhã, o ideal é usar um hidratante convencional e, na hora de dormir, um produto com substâncias ativas e firmadoras. Por último, aplica-se o protetor solar. Reaplicá-lo no meio do dia é sempre uma boa pedida.

O dermatologista costuma receitar produtos com intensa hidratação e que promovam reposição de colágeno e elastina, duas substâncias que dão sustentação e evitam a flacidez. Anote a dica na hora de escolher o seu!


Casos específicos de sensibilidade


Para quem tem tendência ao envelhecimento precoce, é indicado ainda o uso de ácidos de baixa concentração para estimular a produção de colágeno e prevenção da flacidez.
Em casos mais severos, quando a pele do pescoço já está danificada, o ideal é procurar também um tratamento em clínica; como os de lasers, radiofrequência, luz pulsada etc.


Na hora de lavar e secar


Atente para a temperatura da água quando for higienizar a região do pescoço. “É melhor optar por morna ou fria, já que a quente produz mais oleosidade e sensibiliza a pele, podendo causar vermelhidão”.

A especialista esclarece ainda que, tanto para secar a pele quanto para aplicar produtos, a orientação de movimentos é sempre de dentro para fora e de baixo para cima. “Além de ativar a circulação, ajuda a firmar a pele e age contra os vetores de queda, o que envolve a gravidade”.


Tome cuidado com perfumes e bijuterias


Perfumes e bijuterias podem causar alergia e atacar a pele sensível, delicada e fina do pescoço. “Algumas pessoas têm dermatite de contato e devem atendar para processos inflamatórios desenvolvidos pelo uso de perfumes e bijuterias”, o ouro branco é o material menos nocivo à pele.

Lembramos também do risco de manchas em caso de exposição da pele com perfume ao sol. “Em vez de colocar as gotas da fragrância no pescoço, opte por lugares mais escondidos, como atrás da orelha ou na dobra do cotovelo”.


Postura


Você sabia que até a sua postura pode influenciar no aparecimento de rugas? “Se a pessoa não mantiver a postura ereta e for curvada, as linhas visíveis da parte da frente do pescoço tendem a ficar flácidas e mais marcadas com o tempo”.

É recomendado que o queixo fique sempre projetado para frente e a mandíbula, sempre reta. “Desta forma, evita-se o aparecimento de rugas e a evidência de dobrinhas”.


Esfoliação


A esfoliação, que pode ser feita na clínica ou em casa mesmo, é mais uma possibilidade para manter a pele do pescoço saudável e bem tratada. “Preste atenção nos movimentos, que devem ser suaves; e na periodicidade, já que se trata se uma área bem delicada”.

Cada paciente é um caso diferente, mas, em geral, é recomendado a esfoliação mensal ou de 15 em 15 dias para as mais branquinhas (já que elas têm a pele mais sensível). As morenas e negras podem fazer o procedimento semanalmente. As mulheres de idade mais avançada devem ter cuidado redobrado, porque têm a pele mais fininha.


GNT

Nenhum comentário:

Postar um comentário