terça-feira, 31 de julho de 2012


QUALIDADE DE VIDA



Quais as Causas da Obesidade Infantil


Será que você sabe se a sua criança sofre dos sintomas da obesidade infantil?

 Obesidade Infantil


A obesidade infantil está fora de controlo no Brasil e nos Estados Unidos. As estatísticas mostram que o número de crianças entre 6 e 11 anos que são obesas duplicou desde 1980.

A definição de obesidade simplesmente é ter demasiada gordura corporal. O ter excesso de peso significa que o seu peso está muito acima dos niveis considerados saudáveis. Ser obeso e ter excesso de peso, ambos, aumentam significativamente a probabilidade do individuo em desenvolver todas as doenças relacionadas e conhecidas.

Aqui estão alguns factos sobre a obesidade nos Estados Unidos e no Brasil é semelhante:
  • Mais de 60 milhões de pessoas são obesas. Desses 60 milhões de americanos, mais de 80 por cento deles sofrem também de excesso de peso.
  • Foi de 15%, per capita, a diminuição do número de adultos que frequentemente fazem exercício fisico (100 ou mais dias por ano a praticar uma actividade fisica especifica).
  • Relativamente a pessoas entre os 12 e 17 anos, tem havido um decréscimo de 41% . Mais de 25% de toda a população dos E.U.A. são marcadas como “completamente sedentários.”
  • Os casos de diabetes tipo 2 subiram 76% desde 1990. Mais de 85 por cento dos casos de diabetes tipo 2 casos são atribuídos à obesidade e / ou ao excesso de peso.
  • Mais de 83 por cento das doenças cardíacas são causadas por obesidade e / ou por excesso de peso.
  • Mais de 30% das crianças brancas nos E.U.A. são obesas e/ou sofrem de excesso de peso.
  • A percentagem de obesidade infantil entre os afro-americanos e hispânicos é avaliada em mais de 35%.
  • Mais de 25% das crianças com excesso de peso estão no processo de desenvolverem diabetes tipo 2.
Dentro desta percentagem mais de 60% destas crianças exibem sinais precoces de doenças cardiovasculares.


Já é tempo para os pais na América acordarem e começarem a proteger os seus filhos.

Os pais podem ensinar os filhos sobre toda e qualquer informação e comportamentos a seguir para ajudar a baixar as taxas de obesidade infantil e a prevenir as doenças inerentes a esse fenómeno:
  • As leis da nutrição;
  • Consumo excessivo;
  • Hábitos alimentares incorrectos;
  • As mentiras da fast food;
  • A grande importância do exercício diário;
  • A realidade da genética na obesidade (que é raramente uma causa);
  • A decisão de ter um estilo de vida saudável;
  • A necessidade de um permanente compromisso com a saúde individual;
  • A alegria de uma boa saúde e uma auto-estima positiva;
  • E muito mais.
As causas da obesidade infantil são exactamente as mesmas que as causas da obesidade adulta:
  • Escolhas alimentares pobres;
  • Má alimentação;
  • Uma vida sedentária.
Assuma o controlo da sua saúde para que os seus filhos, familiares e amigos o olhem como exemplo.

Empregue modificações saudáveis na sua maneira de viver e seja um lider. A saúde do seu filho é a sua principal responsabilidade até atingirem idade adulta.
Aproveite o tempo para ensiná-los a comer, o que devem comer e assegurar que permanecem fisicamente activos no seu dia dia.
Se não tomar estas atitudes irá estar a condenar os seus filhos a uma vida com graves problemas de saúde que são totalmente evitáveis.

Esforçar-se para começar a tentar e resolver o problema dos sintomas do sobrepeso infantil o mais cedo possivel, acredite que é a opção mais inteligente que voçê pode tomar contra o sobrepeso nas crianças.
Obesidade Infantil e a Fast Food
Fast Food e o Sobrepeso
Como forma de prevenção da obesidade infantil, os entusiastas do fitness e os gurus da saúde dão frequentes palestras sobre como contar as calorias e como vigiar a quantidade de calorias ingeridas dia-a-dia.

Com todo o avanço da tecnologia, hoje em dia é muito mais fácil contar as calorias ingeridas do que há alguns anos atrás, até existem aparelhos especificos para o efeito.
Existem imensos programas de dieta e de desporto que encorajam ao exercício regular como prevenção do sobrepeso infantil, contudo, mesmo com todos estes mecanismos e recursos, os estudos revelam que as crianças estão cada vez mais obesas.

Está provado que uma das principais razões para que o sobrepeso infantil no Brasil seja inevitável é a popularidade da fast food nos dias de hoje. Os restaurantes deste tipo de comida proliferam no país como cogumelos numa floresta, e cada vez existem mais.

Para muitas famílias, a fast food é mais do que um recurso exporádico tornou-se parte de um estilo de vida ao qual estão acostumadas, arrastando assim também as suas crianças para essa forma de estar, o que as prejudica gravemente. Esta mudança no estilo de vida de muitas famílias deve-se em parte aos horários atarefados da maioria de nós e ao hábito a um estilo de vida apressado.

A fast food tornou-se a resposta à manifestação física de fome de uma geração, uma vez que os dias que correm não nos permitem sentar e desfrutar apropriadamente de uma refeição.
Ao oferecer refeições saborosas, apelativas, rápidas e de baixo preço permitiu às cadeias de fast food alcançar um grande poder na indústria da restauração.

Nenhuma destas refeições pode ser tão saudável como o acto de sentar-se a uma mesa e desfrutar de uma refeição tradicional, como tal, não é surpreendente que a população tenda a estar cada vez mais obesa e que surjam cada vez mais casos de sobrepeso na infancia e na adolescência.

 

A fast food é nutritiva?

A resposta é, simplesmente, não. Os alimentos presentes nas cadeias de fast food são apelativos e saborosos mas não são nutritivos. De facto, estas refeições contêm principalmente calorias e gorduras variadas.

Estas refeições são elaboradas para satisfazer a fome, sendo que a maioria das vezes os alimentos já estão preparados previamente, perdendo valor nutritivo devido à adição de aditivos e compostos feitos para preservá-los durante mais tempo, que também são negativos para a saúde, sendo por vezes mais perigosos do que as próprias calorias.

Estes elementos são normalmente químicos e podem causar uma série de doenças, como por exemplo cancro.´

Já sabemos que a fast food é corrente nos dias de hoje, mas vamos evitá-la, ok? Isto não se aplica só aos seus filhos aplica-se tambem a si.

Obesidadeinfantil.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário