sábado, 28 de junho de 2014

Potinhos para banheiro com textura de renda









1) Prepare as peças em MDF lixando para tirar as imperfeições.


2) Impermeabilize toda a peça, por dentro e por fora, com Goma Laca Incolor para evitar possíveis bolores por causa da umidade do banheiro.













3) Aplique duas demãos de base para artesanato para selar e preparar a peça para a pintura.





Suavize as marcas de pincel com a ajuda de um rolinho de espuma



4) Pinte toda a parte interior dos potes com tinta dourada.








5) Localize o stêncil no local em que você deseja fazer a textura. Você também pode fazer uma pintura com tinta no lugar da textura se preferir. Para esse trabalho precisei fazer uma emenda na textura porque o stêncil era mais estreito que a caixa.









6) Aguarde a secagem completa da primeira parte por, pelo menos, 3 horas para fazer a emenda. Encaixe a imagem do o stêncil perfeitame e repita o processo de aplicação da textura.

Lembre-se: o trabalho de encaixe exige MUITA paciência. Se você precisar de um trabalho mais rápido é só escolher um stêncil maior.



7) Na parte da emenda a pasta de modelagem fica um pouco mais alta. Aguarde a secagem completa (3 horas) e lixe DELICADAMENTE sobre o desnível até que fique mais uniforme.










8) A textura está finalizada em todos os lados e na tampa.









9) Encontrar um puxador foi um desafio. Não encontrei o modelo de MDF na minha marcenaria de costume e em lojas de material para contrução os puxadores eram enormes. Essas peças exigem um acabamento delicado.

Então, garimpando uma loja de aviamentos encontrei esses lindos botões de plástico transparente facetados. As facetas dão um efeito de pedra lapidada, super sofisticado e delicado. O melhor de tudo? R$0,30 cada botão!




10) Aplique uma quantidade pequena de cola para madeira no botão e no local em que ele será aplicado. Aguarde alguns minutos para que a cola seque (um pouco) e escorra menos.

ATENÇÃO: Cola para madeira é amarela e o trabalho é branco, cuide para que ela não vaze, ou sua pintura ficará amarelada!







Limpe os excessos com a ajuda de um palito.







11) Como essas peças serão utilizadas no banheiro elas precisam de uma proteção extra. Por isso apliquei DUAS demãos de verniz a base de água.

Para dar um efeito cintilante adicionei um pouco de tinta branco cintilante a base de água no verniz.















3 comentários: