quinta-feira, 5 de maio de 2016

ERVAS FRESCAS: 4 maneiras de armazenar: sal de ervas, gelo de azeite e mais

Passo a passo: como armazenar ervas frescas corretamente



IMG_1968

Muitas pessoas compram temperos fresquinhos, mas reclamam que 3 dias depois eles estão murchos e o destino acaba sendo o lixo.Pensando nisso, hoje vamos, com ajuda da nutricionista Simone Bach, te mostrar 4 formas ótimas de armazenar os teus temperos para semana, sem desperdiço.

1ª – Conservar na água sem lavar: ervas como alecrim, tomilho, sálvia, orégano e hortelã se dão bem com a água e podem durar por até 15 dias. O manjericão é um pouco mais sensível, se conservando bem por em torno de 7 dias. Uma dica importante é que não adianta chegar da feira e já colocar no vaso com água. O certo é cortar os galhos dos temperos em diagonal, pois eles podem estar desidratados e isso vai dificultar a absorção da água. É importante conservá-los em um copo com água longe do sol, envolvendo em um plástico para manter a umidade e ir trocando a água todos os dias.
Vantagem: mantém a erva fresca por mais tempo.
IMG_1018
Desvantagem: é menos prático, pois a cada vez que tu fores utilizar é necessário higienizar. A higienização consiste em lavar em água corrente, deixar de molho em água por 15 minutos (a cada litro de água usar 1 colher de sopa de água sanitária rotulada para uso em alimentos). Após escorrer a água e enxaguar em água corrente. Nas próximas 3 técnicas de conservação a higienização deve ser feita antes do armazenamento!
2ª – Frescos e higienizados na geladeira: dependendo do tempero eu posso guardar eles em potes de vidro ou em sacos plásticos. A hortelã e o manjericão se conservam melhor nos potes de vidro herméticos. Após a higienização, tu deves sacudir eles, deixando eles levemente úmidos e guardar em um pote de vidro bem fechado. Já as outras ervas como salsinha, alecrim e cebolinha é melhor armazenar em sacos plásticos com uma folga para que as folhas não amassem, deixando longe da parede da geladeira para não queimar com o ar frio. Tanto no vidro como no plástico eles se mantém na sua aparência fresca por até 1 semana na geladeira.
Vantagem: prática, pois as ervas já estão limpas e prontas para o consumo
Desvantagem: em comparação com a técnica anterior o tempo de conservação é menor.
IMG_1971
3ª- Congelamento: funciona bem com qualquer tempero, inclusive com pimentas. Há muitas técnicas para congelar, mas a que preserva melhor o sabor dos temperos é armazenar no azeite de oliva. Após higienizar e secar muito bem, é necessário picar, colocar em forminhas de gelo, cobrir com azeite e levar ao freezer para congelar. Uma dica é picar o tempero bem fininho, porque depois de congelado é impossível picar novamente. Então é importante picar do tamanho que será utilizando nas receitas. Depois de congelado é só retirar os cubinhos e armazenar em sacos plásticos no freezer por até 3 meses.
IMG_1216
4ª – Sal de Ervas ou Sal Verde: uma forma de conservar os temperos frescos na forma de sal. É um ótimo substituto do sal marinho puro, pois pela presença dos temperos, necessita adicionar uma menor quantidade.
IMG_1970
Ingredientes:
1 cebola
½ maço de salsinha
½ maço de cebolinha
½ maço de manjericão
4 dentes de alho
4 col de sopa de azeite de oliva
300 g de sal marinho moído.
Modo de preparo
Bater todos os ingredientes no liquidificar, transferir para um pote de vidro e acrescentar o sal. Misturar bem e está pronto. O sal de ervas se conserva bem na geladeira por até 3 meses.
VÍDEO
Confira as dicas da nutricionista Simone Bach



blogbarradecereal

Nenhum comentário:

Postar um comentário