terça-feira, 31 de julho de 2012


QUALIDADE DE VIDA



Quais as Causas da Obesidade Infantil


Será que você sabe se a sua criança sofre dos sintomas da obesidade infantil?

 Obesidade Infantil


A obesidade infantil está fora de controlo no Brasil e nos Estados Unidos. As estatísticas mostram que o número de crianças entre 6 e 11 anos que são obesas duplicou desde 1980.

A definição de obesidade simplesmente é ter demasiada gordura corporal. O ter excesso de peso significa que o seu peso está muito acima dos niveis considerados saudáveis. Ser obeso e ter excesso de peso, ambos, aumentam significativamente a probabilidade do individuo em desenvolver todas as doenças relacionadas e conhecidas.

Aqui estão alguns factos sobre a obesidade nos Estados Unidos e no Brasil é semelhante:
  • Mais de 60 milhões de pessoas são obesas. Desses 60 milhões de americanos, mais de 80 por cento deles sofrem também de excesso de peso.
  • Foi de 15%, per capita, a diminuição do número de adultos que frequentemente fazem exercício fisico (100 ou mais dias por ano a praticar uma actividade fisica especifica).
  • Relativamente a pessoas entre os 12 e 17 anos, tem havido um decréscimo de 41% . Mais de 25% de toda a população dos E.U.A. são marcadas como “completamente sedentários.”
  • Os casos de diabetes tipo 2 subiram 76% desde 1990. Mais de 85 por cento dos casos de diabetes tipo 2 casos são atribuídos à obesidade e / ou ao excesso de peso.
  • Mais de 83 por cento das doenças cardíacas são causadas por obesidade e / ou por excesso de peso.
  • Mais de 30% das crianças brancas nos E.U.A. são obesas e/ou sofrem de excesso de peso.
  • A percentagem de obesidade infantil entre os afro-americanos e hispânicos é avaliada em mais de 35%.
  • Mais de 25% das crianças com excesso de peso estão no processo de desenvolverem diabetes tipo 2.
Dentro desta percentagem mais de 60% destas crianças exibem sinais precoces de doenças cardiovasculares.


Já é tempo para os pais na América acordarem e começarem a proteger os seus filhos.

Os pais podem ensinar os filhos sobre toda e qualquer informação e comportamentos a seguir para ajudar a baixar as taxas de obesidade infantil e a prevenir as doenças inerentes a esse fenómeno:
  • As leis da nutrição;
  • Consumo excessivo;
  • Hábitos alimentares incorrectos;
  • As mentiras da fast food;
  • A grande importância do exercício diário;
  • A realidade da genética na obesidade (que é raramente uma causa);
  • A decisão de ter um estilo de vida saudável;
  • A necessidade de um permanente compromisso com a saúde individual;
  • A alegria de uma boa saúde e uma auto-estima positiva;
  • E muito mais.
As causas da obesidade infantil são exactamente as mesmas que as causas da obesidade adulta:
  • Escolhas alimentares pobres;
  • Má alimentação;
  • Uma vida sedentária.
Assuma o controlo da sua saúde para que os seus filhos, familiares e amigos o olhem como exemplo.

Empregue modificações saudáveis na sua maneira de viver e seja um lider. A saúde do seu filho é a sua principal responsabilidade até atingirem idade adulta.
Aproveite o tempo para ensiná-los a comer, o que devem comer e assegurar que permanecem fisicamente activos no seu dia dia.
Se não tomar estas atitudes irá estar a condenar os seus filhos a uma vida com graves problemas de saúde que são totalmente evitáveis.

Esforçar-se para começar a tentar e resolver o problema dos sintomas do sobrepeso infantil o mais cedo possivel, acredite que é a opção mais inteligente que voçê pode tomar contra o sobrepeso nas crianças.
Obesidade Infantil e a Fast Food
Fast Food e o Sobrepeso
Como forma de prevenção da obesidade infantil, os entusiastas do fitness e os gurus da saúde dão frequentes palestras sobre como contar as calorias e como vigiar a quantidade de calorias ingeridas dia-a-dia.

Com todo o avanço da tecnologia, hoje em dia é muito mais fácil contar as calorias ingeridas do que há alguns anos atrás, até existem aparelhos especificos para o efeito.
Existem imensos programas de dieta e de desporto que encorajam ao exercício regular como prevenção do sobrepeso infantil, contudo, mesmo com todos estes mecanismos e recursos, os estudos revelam que as crianças estão cada vez mais obesas.

Está provado que uma das principais razões para que o sobrepeso infantil no Brasil seja inevitável é a popularidade da fast food nos dias de hoje. Os restaurantes deste tipo de comida proliferam no país como cogumelos numa floresta, e cada vez existem mais.

Para muitas famílias, a fast food é mais do que um recurso exporádico tornou-se parte de um estilo de vida ao qual estão acostumadas, arrastando assim também as suas crianças para essa forma de estar, o que as prejudica gravemente. Esta mudança no estilo de vida de muitas famílias deve-se em parte aos horários atarefados da maioria de nós e ao hábito a um estilo de vida apressado.

A fast food tornou-se a resposta à manifestação física de fome de uma geração, uma vez que os dias que correm não nos permitem sentar e desfrutar apropriadamente de uma refeição.
Ao oferecer refeições saborosas, apelativas, rápidas e de baixo preço permitiu às cadeias de fast food alcançar um grande poder na indústria da restauração.

Nenhuma destas refeições pode ser tão saudável como o acto de sentar-se a uma mesa e desfrutar de uma refeição tradicional, como tal, não é surpreendente que a população tenda a estar cada vez mais obesa e que surjam cada vez mais casos de sobrepeso na infancia e na adolescência.

 

A fast food é nutritiva?

A resposta é, simplesmente, não. Os alimentos presentes nas cadeias de fast food são apelativos e saborosos mas não são nutritivos. De facto, estas refeições contêm principalmente calorias e gorduras variadas.

Estas refeições são elaboradas para satisfazer a fome, sendo que a maioria das vezes os alimentos já estão preparados previamente, perdendo valor nutritivo devido à adição de aditivos e compostos feitos para preservá-los durante mais tempo, que também são negativos para a saúde, sendo por vezes mais perigosos do que as próprias calorias.

Estes elementos são normalmente químicos e podem causar uma série de doenças, como por exemplo cancro.´

Já sabemos que a fast food é corrente nos dias de hoje, mas vamos evitá-la, ok? Isto não se aplica só aos seus filhos aplica-se tambem a si.

Obesidadeinfantil.org

sábado, 28 de julho de 2012

ARTESANATO

 

Criando e Recriando

 

Uma Graça!


Aprenda como fazer um caderno de receitas personalizado.


Artesã colaboradora: Crys Silva

Caderno de Receitas

No passo a passo desta semana vocês irão aprender a confeccionar um belo caderno personalizado utilizando fitas Sinimbu.Quem enviou esta dica foi a artesã Crys Silva. Veja os trabalhos dela aqui: http://ateliecrysarts.blogspot.com/


Lista de materiais:
1 caderno de capa dura pequeno(96 folhas)
E.v.a liso verde fluor
E.v.a branco com glitter
E.v.a estampado marrom de poá rosa
E.v.a xadrez rosa
Cola quente
Cola instantânea
Fitas Sinimbu em tons de vermelho e rosa
4 Lacinhos prontos brancos
2 lacinhos rosa de póa
1 cerejinha de eva
1 aplique da palavra Receita.
Tinta PVA nas cores:marrom,cereja,branca.
Manta acrilica(enchimento)

Passo a passo:
Encape um caderno usando cola quente e o e.v.a verde fluor.Passo1

Recorte todos os moldes no e.v.a.
Molde
Clique na imagem para ver em tamanho original.


Separe as fitas Sinimbu.

 Passo2


Com a cola quente passe a fita Sinimbu vermelha em toda volta do caderno.
Passo3


Faça um sombreado em todas as peças usando tinta PVA ou giz pastel.
Passo4

Cole as peças montando o cupcake usando a cola instantânea.
Passo5
Passo6


Deixe uma abertura na parte branca e coloque enchimento dentro. Feche com a cola instantânea.
Passo6_1

Cole o cupcake no caderno passando cola apenas em volta dele, deixa uma abertuda em cima e coloque mais um pouco de enchimento.
Passo7


Passo7_1

Cole a palavra receita e a cerejinha (pode ser um botão de cerejinha também).

Passo8


Passo8_1

Use um cortador de coração e corte alguns para colar no cupcake.

Passo9

Pegue a fita Sinimbu rosa e cole na parte debaixo do cupcake. Use cole quente sempre que for colar tecido.

Passo10

Cole os dois lacinhos rosas de póa.

Passo11


Cole os lacinhos branco nos cantinhos do caderno.

Passo12

Passo13

Usando um pinta bolinhas e a tinta branca, faça bolinhas na palavra “Receita”.

Passo14

Deixe secar.

Caderno de Receitas Finalizado


Está pronto seu caderno de receitas, um excelente presente para o Dia das Mães!

Sinimbu

sexta-feira, 27 de julho de 2012

QUALIDADE DE VIDA


Mito ou verdade: a dieta mediterrânea aumenta a fertilidade?


Mito ou verdade: a dieta mediterrânea aumenta a fertilidade?
Conheça a dieta predileta de quem deseja manter o corpo enxuto e saudável para o verão.


Você sabia que a região mediterrânea é conhecida por ter os menores índices de doenças crônicas do mundo? Formado por alguns países da Europa, África e Ásia – como, por exemplo, Itália, França, Grécia e Espanha –, esse local é famoso pela longevidade de seus moradores.

Não sem motivo, a dieta desse povo vem fazendo muito sucesso em todo o mundo. Porém, junto com a fama, também surgiram alguns mitos, como o de que é possível aumentar a fertilidade somente seguindo à risca o infinito menu típico dessa população.

De acordo com os nutricionistas,  não existe nenhum estudo científico que comprove que, de fato, a dieta mediterrânea aumenta a fertilidade. Entretanto, é certo dizer que ela sempre foi associada à vida longa e faz muito bem à saúde.

Os alimentos consumidos pelas pessoas que vivem nesse território são bem diferentes dos consumidos pelos brasileiros. Não é comum, por exemplo, eles ingerirem com frequência carnes vermelhas, gorduras de origem animal, produtos industrializados e, inclusive, os principais vilões de quem deseja emagrecer: os doces.

A dieta mediterrânea é composta basicamente por legumes, cereais integrais, sementes, óleos nobres, queijos, iogurtes, hortaliças, peixes, leites, azeite e até vinho. Alguns desses alimentos, como os peixes, ricos em ômega-3, e as frutas, são fonte de nutrientes extremamente essenciais para o nosso organismo, principalmente para as gestantes e para as mulheres que estão amamentando.

Para manter a saúde em dia, é importante que todas as pessoas – e não só quem planeja engravidar –, agreguem um pouco desses hábitos alimentares ao seu dia a dia, afinal uma alimentação balanceada traz muitos benefícios ao corpo, não é mesmo?
Os cereais integrais fornecem a energia de que precisamos e contêm fibras, que, além de fazerem bem para a digestão e para o funcionamento do intestino, podem evitar o câncer de cólon e diminuir o colesterol ruim.

Outro alimento fundamental para o organismo é o iogurte, que é fonte de cálcio e contribui para a prevenção da osteoporose, doença que atinge muitos idosos no Brasil.

Já o vinho tinto evita a formação de placas de gorduras na parte interna dos vasos sanguíneos, diminuindo, assim, o risco de doenças cardiovasculares. Porém, não é recomendável para gestantes e mulheres que estão amamentando. Além disso, de acordo com a cultura mediterrânea, o consumo da bebida deve ser feito durante as refeições, pois os alimentos diminuem os efeitos tóxicos do álcool no corpo. Portanto, uma taça na hora do jantar é suficiente!

 Para contribuir ainda mais com o seu organismo, substitua os óleos de soja e girassol pelo azeite de oliva, que também é um ingrediente muito consumido nessa dieta. Rico em antioxidantes e ácido graxo monoinsaturado, atua no colesterol, favorecendo a saúde do coração. Porém, segundo os mediterrâneos, o ideal é consumi-lo, diariamente, como tempero para saladas, carnes, peixes e até no preparo do arroz. Mas não esqueça: por ser um tipo de gordura, é calórico. Então, não abuse!

Para conquistar o corpo desejado de maneira saudável, o segredo é diminuir ou cortar de vez do menu os doces e as carnes vermelhas – se possível, substitua-as por peixes, como salmão, sardinha, bacalhau e cação.

Também é importante consumir frutas nutritivas, como laranja, pêssego, abacaxi, melancia, melão e papaia. Assim, além de esbanjar saúde, o que é essencial para manter o corpo em dia para uma gravidez tranquila, você terá mais chances de chegar à longevidade que a população mediterrânea alcançou.

Abaixo, confira receitas de saladas que, além de gostosas, vale por uma refeição completa:

Portal de Artesanato

Salada Mediterrânea na Torrada

Receita típica do Sul da Itália, Nápoles

torrada de pão amanhecido (usei pão italiano)
tomate maduro (na falta do tipo Sorrento, usei tomates cereja)
cebola (pouca)
rúcula
azeitonas verdes (usei pretas chilenas)
orégano
azeite extra-virgem de oliva
sal
manjericão fresco
Mussarela de búfala bolinha (opcional)

Modo de Fazer:

Cortar o tomate em cubos ou metades. Picar a cebola, o aipo e as azeitonas. Temperar com sal e muito azeite extra-virgem. Misturar bem. Completar acrescentando folhas de manjericão picadas e cobrir, com essa mistura, as fatias de pão.


Petit Chef



SALADA MEDITERRÂNEA


 


Ingredientes:

100g de espaguete integral
6 tomates cerejasTamanho da fonte cortados ao meio
4 bolas de mussarela de búfala
8 folhas de manjericão
QB de sal, pimenta do reino
QB de azeite de oliva
 
 
Modo de Preparo:
 
Cozinhe o espaguete al dente, espere esfriar. Coloque num prato e acrescente o tomate, a mussarela de búfala e o manjericão. Tempere com sal, pimenta e azeite de oliva.

Petit Chef





Salada Grega




Ingredientes:


3 Tomates picados
3 pepinos
1 pimentão verde em rodelas bem finas
150g azeitonas pretas
200g de queijo tipo feta


Molho:


3 colheres das de sopa de vinagre branco
3 colheres das de sopa de óleo de soja
sal a gosto


Misture os legumes picados, inclusive o queijo. Faça o molho misturando sobre a salada.







Bolo de maçã








2 maçãs
4 ovos
1 xícara e meia das de chá de açúcar
1 xícara das de chá de óleo de milho
1 xícara das de chá de leite
1 colher das de sobremesa de canela em pó
1 colher das de sopa de fermento em pó
2 xícaras das de chá de trigo


Preparo:


Faça um creme batendo na batedeira as gemas, o óleo e o açúcar, até que fique branquinho. Junte ao creme o leite, batendo levemente e acrescente a farinha de trigo, as duas claras em neve, a canela, o fermento em pó e as maçãs picadas. Leve ao forno e asse em forno pré aquecido.

Teka Tun

quinta-feira, 26 de julho de 2012

DELÍCIAS DA COZINHA

 

Canelone de peixe com legumes 

 Canelone de peixe com legumes

Uma receita fácil e barata de fazer e dá um toque refinado à refeição, sem gastar muito.



Ingredientes:

- Meio quilo de filé de peixe (abadejo ou linguado).

- Duas colheres de sopa de suco de limão.

- Sal e pimenta a gosto.

Molho de Legumes:

- ½ xícara de chá de cenoura cortada em pedaços.

- ½ xícara de chá de alho poro cortado em pedaços.

- ¼ de xícara de chá salsão cortado em pedaços.

- ½ xícara de chá de cebola picada.

- ½ xícara de chá de abobrinha cortada em pedaços.

- 1 pimentão vermelho cortado em pedaços.

- 2 xícaras de chá de água fervente.


Modo de preparo:

Tempere o peixe com suco de limão, sal e pimenta. Enrole cada filé como se fosse um canelone. Cozinhe os canelones no vapor (aromatize a água de cozimento com cebola, raspas de limão e salsinha). Vire os canelones com cuidado, quando a carne começar a mudar de cor. Reserve.

Em uma panela alta, junte a cenoura, o alho poro, o salsão, a cebola, a abobrinha, o pimentão e a água. Tampe a panela e cozinhe por 15 minutos ou até os legumes ficarem macios. Reserve parte dos legumes (cerca de 1/3) e corte-os em cubinhos. Bata no liquidificador o restante dos legumes com o caldo de cozimento até obter um purê ralo.

Sirva o peixe salpicado de legumes e regado com o purê.

Bolsa de Mulher

 

 

Cação com palmito

Cação com palmito
Uma receita leve e saudável e saborosa.


Ingredientes:

- 600 g de cação cortado em cubos
- 2 colheres (chá) de sal
- meia xícara (chá) de creme vegetal Becel azeite de oliva
- 1 cebola pequena picada
- meia xícara (chá) de vinho branco seco
- 1 xícara (chá) de palmito cortado em cubos
- 2 tomates, sem pele e sem sementes, picados
- 2 colheres (sopa) de amido de milho Maizena
- 1 xícara (chá) e meia de leite desnatado
- 1 caixa ( 200 g) de creme de leite light
- 1 colher (sopa) de salsinha picada


Modo de preparo:

- Em uma tigela, tempere o cação com 1 colher (chá) de sal. Reserve. Em uma panela média, aqueça 2 colheres (sopa) de Becel azeite de oliva e refogue a cebola por 1 minuto. Junte o cação reservado e cozinhe por 3 minutos. Acrescente o vinho, o palmito e metade do tomate picado. Cozinhe por 5 minutos. Espalhe em um refratário médio e reserve. Preaqueça o forno em temperatura média (180ºC). Em uma panela pequena, dissolva o amido de milho no leite e leve ao fogo médio, mexendo sempre, até engrossar. Retire do fogo, acrescente o restante da margarina Becel azeite de oliva e o restante do sal. Adicione o creme de leite e espalhe sobre o peixe reservado. Cubra com o restante do tomate e leve ao forno por 20 minutos. Sirva quente.


Variação:

Se preferir, substitua o vinho por água.


Dica:

Compre o cação cortado em filés ao invés de postas. As postas vêm com osso.

Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 25 minutos
Tempo de forno: 20 minutos
Tempo total: 45 minutos

Bolsa de Mulher






Empada de Romeu e Julieta


Populares e tentadoras, elas não precisam ser, necessariamente, sempre salgadas nem recheadas apenas com frango, palmito ou outros ingredientes costumeiros.



Empada de Romeu e Julieta


Massa padrão para empadas

Tempo de preparo: 15 minutos + 1 hora de descanso na geladeira
Rendimento: 30 empadas grandes; 50 médias; ou 100 pequenas (os recheios são proporcionais à quantidade de empadas)
Custo da receita: R$ 6




Ingredientes:

• 5 xícaras (de chá) de farinha de trigo
• 300 g de margarina sem sal
• 3 gemas
• 60 ml de água
• 1 pitada de sal
• 1 colher (de café) de fermento em pó
• gema batida para pincelar




Modo de preparo:

Misture o sal, o fermento, a farinha e a margarina. Em seguida, acrescente as gemas e a água. Trabalhe a massa até que fique lisa. Depois, cubra-a com filme plástico e deixe descansar por 1 hora na geladeira. Então, forre as forminhas com uma camada fina de massa. Recheie as empadas (lembre-se que o recheio deve estar frio). Para cobrir, abra a massa em uma superfície lisa, recubra as empadas, retire o excesso de massa e pincele com a gema. Asse em forno preaquecido a 220 °C até ficarem douradas.



Empada Romeu e Julieta
Tempo de preparo: 5 minutos
Custo da receita: RS 11


Ingredientes:

• 800 g de requeijão cremoso
• 500 g de goiabada


Modo de preparo:

Corte a goiabada em cubinhos de 1cm. Faça camadas de requeijão e goiabada. Recheie as empadas e sirva-as quentes.

 Portal de Artesanato


domingo, 22 de julho de 2012

ARTESANATO


Criando e Recriando



Aprenda como criar um lindo porta garrafas! É fácil e sem gastar praticamente nenhum centavo você faz este artesanato bacana! É legal também para ganhar um dinheiro extra, fazendo pra vender e lucrando com a atividade.




Porta garrafa de jornal



O porta-garrafa feito de jornal é um artesanato simples e fácil de ser feito. (Imagem:Portal Artesanato)
  •  Corte uma folha de jornal em três partes iguais.
  •   Depois faça o canudo usando um palito de churrasco, de forma a enrolar na diagonal.
  •    Quando estiver bem enrolado, você passa cola branca na ponta do canudo, retirando o palito.
  •   É preciso que você faça 60 canudos deste tipo e os posicione lado a lado.
  •   Depois coloque um peso em cada lateral coloque um peso.
  •   Usando uma trincha nº 571, você espalha cola branca nos dois lados. Depois de trinta minutos você passa cola novamente.
  •   Na placa de canudos, você coloca um molde de porta-garrafa.
  •    Depois corte a placa e na borda de menor lado você passa cola branca e junta com a borda maior.
  •    Primeiramente segure para fixar, depois você usa pregadores de roupa para que o molde fique do mesmo jeito, até que a cola seque.
  •   Depois que você colar essas partes, você irá colar o fundo da peça em um papelão cortado em formato de círculo.
  •   Espere secar e quando estiver bem seco você corta o papelão que estiver em excesso.
  •   Ao concluir isto, você irá passar cola em todo o canudo. Coloque novamente os pregadores para fixar.
  •   Agora contorne a peça com os canudos. Se for necessário, você emenda um canudo no outro e ao fim corta o excesso.
  •   Agora você irá compor uma mistura de meio copo da tinta látex branca, duas colheres de sopa de cola branca e duas colheres de detergente neutro. Aplique esta composição em toda a peça e espere secar um pouco.
  •   Chegou o momento de passar as duas demãos da mistura: betume + removedor sem cheiro.
  •   Por fim é só tirar o excesso e finalizar passando duas demãos de verniz geral fosco. Espere secar e você terá um lindo porta garrafas reciclado totalmente feito por você.

Clico Vivo

Artesanato passo a passo ja






Ursinha porta doces em EVA


 Você desfruta de uma sabedoria muitas vezes esquecida por nós, mas que pode nos ser muito útil: a filosofia do faça você mesma!

Potinho pronto




Material utilizado:


- Fita Sinimbu xadrez, em preto e branco, 0,6mm.
- EVA estampado, de bolinhas;
- EVA grafiato branco;
- EVA rosa, claro e escuro;
- Cola instantânea;
- Caneta permanente 1.0 e 2.0;
- Blush;
- Tinta branca (artesanato, tecido, pva ou acrílica);
- Giz pastel seco, na cor caramelo;



Passo a passo:


Desenhe e recorte no EVA, os moldes do corpo da ursinha e do pote.
Clique aqui para ver o molde no tamanho original.
Clique na imagem para ver em tamanho original.



Cole a tira de EVA no contorno do círculo com cola instantânea.
Passo 1
Recorte as peças, sombreie com o giz. Faça os olhos e a boca com a caneta.
Passo 2
Cole as peças. Faça os cílios com a caneta e passe o blush nas bochechas.
Passo 3
Cole a fita Sinimbu em todo o contorno do pote.
Passo 4
Ainda com a fita, faça lacinhos e cole na frente do potinho e na cabeça da ursinha.
Passo 5
Com a tinta branca, faça pingos de luz no olhos, pés, nariz, bochechas e orelhas.
Potinho pronto
LINDA!
Valeska
Sinimbu
Artesanato passo a passo ja